A monitoria como ferramenta para a aproximação dos discentes à docência
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.35136Keywords:
Monitoria, Docência, Ensino-aprendizagemAbstract
A monitoria de ensino é um programa que possibilita o desenvolvimento de habilidades profissionais e acadêmicas ao passo que também estimula o aluno-monitor a se aproximar da atuação docente. Desse modo, este trabalho tem o intuito de expor a vivência de duas alunas a partir do processo de monitoria durante o primeiro semestre de 2020. Para isso, foi desenvolvido o relato de experiência no qual a coleta de dados foi realizada através da observação participante e revisão de literatura para embasamento teórico. A partir dos dados obtidos foram elaborados três tópicos, os quais discutem desde o processo de seleção e formação das alunas/monitoras até os aspectos positivos e negativos desta experiência em um momento pandêmico. O desenvolvimento deste trabalho foi uma tentativa de difundir esta prática entre os estudantes universitários enquanto oportunidade de vivenciarem mais de perto a atuação docente e estimulá-los a buscarem experienciar o programa.
Downloads
References
ALENCAR, Levi Carmo; GOMES FILHO, Antoniel dos Santos. Monitoria Acadêmica e Iniciação à Docência na Graduação em Ciências Contábeis. Id on Line Rev. Mult. Psic., v.13, n. 47, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2036. Acesso em: 20 jul. 2020.
COZBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Tradução Paula Inez Cunha Gomide, Emma Otta. São Paulo: Atlas, 2003.
DOWBOR. Fátima Freire. Quem educa marca o corpo do outro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, Campinas, v. 27, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072016000100133&script=sci_arttext &tlng=pt. Acesso em: 20 jul. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, Revista Científica da Escola da Saúde, Universidade Potiguar. Ano 3, n.2, 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567. Acesso em: 20 jul. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; CRUZ NETO, Otávio; GOMES, Romeu (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
SIMÕES NETO, José de Caldas; ANDRADE, Iarê Lucas. A contribuição da monitoria acadêmica para o incentivo à docência. Revista Interfaces Saúde, humanas e Tecnologia, v. 4, n.12, p. 93-99, 2017. Disponível em: http://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/569/4. Acesso em: 20 jul. 2020.
SILVEIRA, Eduardo Donato; OLIVEIRA, Mércia Capistrano. A importância da monitoria no processo de formação acadêmica: um relato de experiência. In: Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), Quixadá: Centro Universitário Católica de Quixadá, 2016. Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/eedic/article/view/ 912. Acesso em: 22 jul. 2020.