A monitoria como ferramenta para a aproximação dos discentes à docência

um relato de experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.35136

Palabras clave:

Monitoria, Docência, Ensino-aprendizagem

Resumen

A monitoria de ensino é um programa que possibilita o desenvolvimento de habilidades profissionais e acadêmicas ao passo que também estimula o aluno-monitor a se aproximar da atuação docente. Desse modo, este trabalho tem o intuito de expor a vivência de duas alunas a partir do processo de monitoria durante o primeiro semestre de 2020. Para isso, foi desenvolvido o relato de experiência no qual a coleta de dados foi realizada através da observação participante e revisão de literatura para embasamento teórico. A partir dos dados obtidos foram elaborados três tópicos, os quais discutem desde o processo de seleção e formação das alunas/monitoras até os aspectos positivos e negativos desta experiência em um momento pandêmico. O desenvolvimento deste trabalho foi uma tentativa de difundir esta prática entre os estudantes universitários enquanto oportunidade de vivenciarem mais de perto a atuação docente e estimulá-los a buscarem experienciar o programa.

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Biografía del autor/a

Kananda Pereira Pimenta, Faculdade Irecê- FAI/Bahia, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Faculdade Irecê – FAI, Irecê/BA, Brasil

Cris Labelle Dourado Rocha, Faculdade Irecê- FAI/Bahia, Brasil.

Graduada em Psicologia pela Faculdade Irecê – FAI, Irecê/BA, Brasil

Claudilson Souza dos Santos, Faculdade Irecê- FAI/Bahia, Brasil.

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT/UNEB-UFRPE-UNIVASF), 2021. Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social - UFBA (2015). Especialista em Política do Planejamento Pedagógico: currículo, didática e avaliação - UNEB (2004). Especialista em Antropologia e Turismo: patrimônio cultural e ambiental - UEFS (2004). Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Licenciado em Geografia pela FAC ? Faculdade de Candeias (2017). É professor efetivo da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XVI - Irecê, desde 2009, onde leciona componentes como: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC; Estágio nos Espaços Não Formais de Educação; Avaliação Educacional; Gestão Educacional; e Política Educacional. É membro da Comissão Setorial de Estágio; É também professor na Faculdade Irecê - FAI, lecionando o componente Métodos e Técnicas de Pesquisa em Saúde; Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante - NDE de Psicologia e de Farmácia. É professor efetivo na Rede Municipal de Seabra, desde 1996, onde leciona Geografia. Desenvolve formação continuada de professores de Ciências Humanas pelo ADE da Chapada Diamantina e Regiões pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa ? ICEP. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área de educação, com ênfase em educação, gestão democrática, educação, avaliação - educação - concepção pedagógica, educação - gestão educacional - políticas públicas e educação - planejamento - Educação nos Espaços Não Formais. É pesquisador de Gestão e Desenvolvimento Territorial nos Territórios da Chapada Diamantina e de Irecê, vinculado ao Grupo de Pesquisa Administração e Desenvolvimento Territorial (UNEB), cadastrado no CNPQ. Atuou como coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão - NUPE da UNEB/DCHT Campus XVI Irecê (2017/2019). Foi Secretário Municipal de Educação de Seabra - Bahia (2009-2016).

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Publicado

2022-12-21