A monitoria de ensino enquanto ferramenta de aprendizagem

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.36611

Palavras-chave:

Monitoria de Ensino, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Aprendizagem

Resumo

A monitoria de ensino propicia o desenvolvimento acadêmico, uma vez que aproxima o aluno da atuação docente. Nesse sentido, este texto tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas na monitoria da disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, destacando sua importância enquanto instrumento de aprendizagem para a formação do monitor. As atividades foram realizadas durante os anos de 2019 e 2020, nas turmas do quinto semestre do Curso de Psicologia, em uma instituição de Ensino Superior do sertão baiano. Enquanto resultados, constatou-se que a prática de monitoria estimula a aprendizagem, visto que o graduando desenvolve atitudes autônomas perante o conhecimento. Em suma, a participação na monitoria contribuiu fundamentalmente para a construção de conhecimentos sobre o processo de pesquisa e escrita científica.

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Biografia do Autor

Marcella Dourado Souza Silva, Faculdade Irecê - FAI

Psicóloga, formada pela Faculdade Irecê - FAI. Departamento de psicologia, Irecê-Ba, Brasil.

Claudilson Souza dos Santos, Faculdade Irecê - FAI

Doutorando (Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais/Faculdade Irecê ). Mestre em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social (Administração). Licenciatura em Pedagogia. Professor Coordenador (DCHT XVI/Ciências Humanas e Tecnologias: Projeto de Pesquisa As Demandas dos Planos Municipais de Educação do Território de Irecê). Professor de Métodos e Técnicas de Pesquisa (Psicologia). Faculdade Irecê -FAI, Irecê-Ba, Brasil.    

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Publicado

2024-06-19