Supervisão

conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura

  • Jane do Carmo Machado Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Supervisão, Conceito, Formação, Dissertações, Teses

Resumo

O presente estudo centra-se na compreensão da investigação que se tem vindo a produzir na área da Supervisão a partir do levantamento dos estudos realizados nos cursos de Mestrado e Doutoramento de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, públicas e privadas. Os dados são decorrentes de Dissertações e Teses disponibilizadas nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal no período de 2015-2019. Foram identificadas 55 Dissertações e 14 Teses, nas quais a palavra supervisão surge com lugar de destaque tanto em títulos e palavras-chave, como em relação aos temas de estudo. Dos resultados, foi possível inferir que o conceito de supervisão e a própria prática supervisiva presentes apresentam potenciais e, ao mesmo tempo, constrangimentos, pois transitam entre o real e o ideal no campo da formação e no trabalho. Tal constatação leva a ratificar a necessidade de uma articulação teoria-prática mais profícua e significativa neste campo do conhecimento.

Biografia do Autor

Jane do Carmo Machado, Universidade de Aveiro

Desenvolvendo estudos de Pós-Doutorado na área de Supervisão Escolar na Universidade de Aveiro – Portugal. Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação. Especialista em Administração e Supervisão Escolar. Foi Orientadora Escolar na rede pública e Professora do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis – RJ- Brasil. Autora e coautora de comunicações, palestras em eventos nacionais e internacionais e de artigos sobre a temática formação e trabalho docentes e supervisão.

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Professora Associada com Agregação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal), Ana Isabel Andrade é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado em 1997, na Universidade de Aveiro, com uma tese em Didática de Línguas. Tem sido responsável por unidades curriculares nos cursos de formação inicial e pós-graduada de professores. Participou em vários projetos de investigação e de formação, tendo coordenado o projeto ILTE (Intercomprehension in Language Teaching Education), financiado pelo Programa Socrates, e o projeto Línguas e Educação: construir e partilhar a formação, financiado pela FCT. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento, contando com várias publicações em livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. E-mail: aiandrade@ua.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3182-9351.

Referências

ALARCÃO, I. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

ALARCÃO, I. Formação e Supervisão de Professores: uma nova abrangência. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 8, 2009, p. 119-127.

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 1987.

BATES, A.; BURBANK, M. D. Agency in teacher supervision and mentoring: Reinvigorating the practice. New York: Routledge, 2019.

DE ALENCAR, E. S.; ALMOULOUD, S. A. A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Reflexão e Ação, 25(3), 2017, p. 204-220.

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. M. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetike, 25(1), 2017, p. 164-185.

GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. Learning from research: Systematic reviews for informing policy decisions: A quick guide. The Alliance for Useful Evidence, 2013, p. 1-38.

LUÍS, R.; HENRIQUES, S.; SEABRA, F. Supervisão Pedagógica: teoria e prática. In R. CADIMA; I. PEREIRA; H. MENINO; I. DIAS; H. PINTO (Coords.), Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Livro Atas, Leiria: ESECS – IPL, 2012, p. 101-108 (Edição Digital). ISBN: 978-989- 95554-9-5.

PATO, C.; SÁ, L. M.; CATALÃO, V. L. Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobre educação ambiental. Educação em revista, 25(3), 2009, p. 213-233.

RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 2014, p. 17-36.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, 6(19), 2006, p. 37-50.

SILVA, D. Y.; DANA, N. F. Collaborative Supervision in the Professional Development School. Journal of Curriculum and Supervision, 16(4), 2001, p. 305-21.

VIEIRA, F. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade, 30(106), 2009, p. 197-217.

VIEIRA, F.; MOREIRA, M. A. Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Conselho científico para a avaliação de professores, 2011. Ministério da educação.

VOZNIAK, L.; MESQUITA, I.; BATISTA, P. F. A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação, 41(2), 2016, p. 281-296.
Publicado
2020-06-30