Supervisão

conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura

Autores

  • Jane do Carmo Machado Universidade de Aveiro
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30521

Palavras-chave:

Supervisão, Conceito, Formação, Dissertações, Teses

Resumo

O presente estudo centra-se na compreensão da investigação que se tem vindo a produzir na área da Supervisão a partir do levantamento dos estudos realizados nos cursos de Mestrado e Doutoramento de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, públicas e privadas. Os dados são decorrentes de Dissertações e Teses disponibilizadas nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal no período de 2015-2019. Foram identificadas 55 Dissertações e 14 Teses, nas quais a palavra supervisão surge com lugar de destaque tanto em títulos e palavras-chave, como em relação aos temas de estudo. Dos resultados, foi possível inferir que o conceito de supervisão e a própria prática supervisiva presentes apresentam potenciais e, ao mesmo tempo, constrangimentos, pois transitam entre o real e o ideal no campo da formação e no trabalho. Tal constatação leva a ratificar a necessidade de uma articulação teoria-prática mais profícua e significativa neste campo do conhecimento.

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Biografia do Autor

Jane do Carmo Machado, Universidade de Aveiro

Desenvolvendo estudos de Pós-Doutorado na área de Supervisão Escolar na Universidade de Aveiro – Portugal. Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação. Especialista em Administração e Supervisão Escolar. Foi Orientadora Escolar na rede pública e Professora do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis – RJ- Brasil. Autora e coautora de comunicações, palestras em eventos nacionais e internacionais e de artigos sobre a temática formação e trabalho docentes e supervisão.

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro

Professora Associada com Agregação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal), Ana Isabel Andrade é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado em 1997, na Universidade de Aveiro, com uma tese em Didática de Línguas. Tem sido responsável por unidades curriculares nos cursos de formação inicial e pós-graduada de professores. Participou em vários projetos de investigação e de formação, tendo coordenado o projeto ILTE (Intercomprehension in Language Teaching Education), financiado pelo Programa Socrates, e o projeto Línguas e Educação: construir e partilhar a formação, financiado pela FCT. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento, contando com várias publicações em livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. E-mail: aiandrade@ua.pt. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3182-9351.

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Publicado

2020-06-30