Supervisão
conceito e tendências em um estudo de revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30521Palabras clave:
Supervisão, Conceito, Formação, Dissertações, TesesResumen
O presente estudo centra-se na compreensão da investigação que se tem vindo a produzir na área da Supervisão a partir do levantamento dos estudos realizados nos cursos de Mestrado e Doutoramento de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, públicas e privadas. Os dados são decorrentes de Dissertações e Teses disponibilizadas nos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal no período de 2015-2019. Foram identificadas 55 Dissertações e 14 Teses, nas quais a palavra supervisão surge com lugar de destaque tanto em títulos e palavras-chave, como em relação aos temas de estudo. Dos resultados, foi possível inferir que o conceito de supervisão e a própria prática supervisiva presentes apresentam potenciais e, ao mesmo tempo, constrangimentos, pois transitam entre o real e o ideal no campo da formação e no trabalho. Tal constatação leva a ratificar a necessidade de uma articulação teoria-prática mais profícua e significativa neste campo do conhecimento.
Descargas
Citas
ALARCÃO, I. Formação e Supervisão de Professores: uma nova abrangência. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 8, 2009, p. 119-127.
ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da prática pedagógica: uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina, 1987.
BATES, A.; BURBANK, M. D. Agency in teacher supervision and mentoring: Reinvigorating the practice. New York: Routledge, 2019.
DE ALENCAR, E. S.; ALMOULOUD, S. A. A metodologia de pesquisa: metassíntese qualitativa. Reflexão e Ação, 25(3), 2017, p. 204-220.
FIORENTINI, D.; CRECCI, V. M. Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetike, 25(1), 2017, p. 164-185.
GOUGH, D.; OLIVER, S.; THOMAS, J. Learning from research: Systematic reviews for informing policy decisions: A quick guide. The Alliance for Useful Evidence, 2013, p. 1-38.
LUÍS, R.; HENRIQUES, S.; SEABRA, F. Supervisão Pedagógica: teoria e prática. In R. CADIMA; I. PEREIRA; H. MENINO; I. DIAS; H. PINTO (Coords.), Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação. Livro Atas, Leiria: ESECS – IPL, 2012, p. 101-108 (Edição Digital). ISBN: 978-989- 95554-9-5.
PATO, C.; SÁ, L. M.; CATALÃO, V. L. Mapeamento de tendências na produção acadêmica sobre educação ambiental. Educação em revista, 25(3), 2009, p. 213-233.
RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 2014, p. 17-36.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo" estado da arte" em educação. Revista diálogo educacional, 6(19), 2006, p. 37-50.
SILVA, D. Y.; DANA, N. F. Collaborative Supervision in the Professional Development School. Journal of Curriculum and Supervision, 16(4), 2001, p. 305-21.
VIEIRA, F. Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade, 30(106), 2009, p. 197-217.
VIEIRA, F.; MOREIRA, M. A. Supervisão e avaliação do desempenho docente. Para uma abordagem de orientação transformadora. Lisboa: Conselho científico para a avaliação de professores, 2011. Ministério da educação.
VOZNIAK, L.; MESQUITA, I.; BATISTA, P. F. A Identidade Profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura. Educação, 41(2), 2016, p. 281-296.