Observação colaborativa de aulas, conhecimento profissional docente e supervisão

um estudo numa escola secundária em Portugal

Autores

  • Lara Susana Macedo Centro de Formação Intermunicipal Adolfo Portela
  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30837

Palavras-chave:

Observação de aulas, Supervisão colaborativa, Conhecimento profissional docente, Formação contínua de professores

Resumo

O estudo centra-se numa experiência de observação colaborativa de aulas, vivida por um grupo de seis professores, numa escola secundária em Portugal, durante uma oficina de formação, entre outubro de 2014 e janeiro de 2015. São analisadas as representações dos professores-formandos relativamente à observação  colaborativa de aulas, procurando compreender os efeitos desta estratégia supervisiva na (re)construção do seu conhecimento profissional. A recolha de dados efetuou-se no início e final da oficina de formação, respetivamente, através da aplicação de questionários, de reflexões individuais e de relatórios de observação colaborativa. A análise dos dados seguiu uma metodologia de natureza qualitativa assente numa abordagem fenomenológico-interpretativa, concretizada através da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam as potencialidades formativas da observação colaborativa de aulas na (re)construção do conhecimento profissional docente ao permitir que os docentes conheçam, interpretem e reconstruam o ensino que praticam.

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Biografia do Autor

Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro - Portugal

Professora Associada com Agregação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal), Ana Isabel Andrade é Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, tendo-se doutorado em 1997, na Universidade de Aveiro, com uma tese em Didática de Línguas. Tem sido responsável por unidades curriculares nos cursos de formação inicial e pós-graduada de professores. Participou em vários projetos de investigação e de formação, tendo coordenado o projeto ILTE (Intercomprehension in Language Teaching Education), financiado pelo Programa Socrates, e o projeto Línguas e Educação: construir e partilhar a formação, financiado pela FCT. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento, contando com várias publicações em livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3182-9351

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Publicado

2020-06-30