A relevância da “Supervisão” na organização curricular dos mestrados na área
sua relação com outras disciplinas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30507Palavras-chave:
Mestrado, Supervisão, Unidades curriculares, Áreas disciplinares, ECTSResumo
Este estudo tem por objetivo analisar os Mestrados em Supervisão e aqueles em que esta área seja especialidade de outros Mestrados em Educação/Ciências da Educação a partir dos planos curriculares (ou planos de estudos) de 13 Instituições de Ensino Superior em Portugal. As unidades curriculares, obrigatórias (obrigatórias e obrigatórias de supervisão) e opcionais (obrigatórias e condicionadas), são classificadas em 15 áreas disciplinares. Dos resultados pode-se inferir que o conceito de supervisão subjacente aponta para a formação inicial de professores e para o desenvolvimento profissional, com escassas referências à supervisão institucional. O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) atribuídos às disciplinas de supervisão são apenas 17, 17% do total. Unidades curriculares com grande peso são investigação e avaliação. Nota-se a fraca presença de disciplinas de observação e relações interpessoais. A associação da supervisão à avaliação e a orientação prioritária para a supervisão pedagógica são aspetos comuns aos vários mestrados.
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Referências
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