Culturas indígenas roraimenses
algumas abordagens no 3º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27045Palavras-chave:
Roraima, Culturas indígenas, Ensino FundamentalResumo
Este artigo apresenta culturas indígenas roraimenses a partir de abordagens realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima - CAp/UFRR. Os sujeitos da pesquisa são 25 alunos do 3º ano do ensino fundamental. O colégio está localizado em Boa Vista, capital do estado. O objetivo central do estudo foi ampliar os conhecimentos discentes em relação às riquezas culturais dos povos indígenas roraimenses, por isso, parte de uma realidade concreta, assumindo natureza aplicada. A pesquisa é caracterizada como explicativa com abordagem qualitativa. Entre os instrumentos de coleta de dados estão: questionário, relatórios descritivos e atividades escritas. Nos resultados, verificou-se que abordar culturas indígenas, a partir da sequência didática elaborada, favoreceu a ampliação de conhecimentos discentes referentes às importantes contribuições indígenas para a formação da cultura brasileira, na qual as crianças perceberam que muitos de seus conhecimentos são originalmente de matriz indígena.
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