Necessidades educacionais de indivíduos que vivem com diabetes em Minas Gerais: um estudo qualitativo

Autores

  • Ana Carolina Silva d’Ornellas Faculdade de Fisioterapia, Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Delgado Bomtempo Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-2938-3116
  • Mariana Balbi Seixas Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Faculdade de Educação Física e Desportos, Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0001-5088-1414
  • Gabriela do Nascimento Cândido Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Escola de Educação Físíca, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-1413-6094
  • Isabella de Oliveira Nascimento Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Escola de Educação Físíca, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4165-234X
  • Ligia Cisneros Loiola Departamento de Fisioterapia, Escola de Educação Físíca, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9940-2119
  • Lilian Pinto da Silva Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional, Faculdade de Fisioterapia, Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0002-9352-1504

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.44207

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Pesquisa Qualitativa, Educação em saúde

Resumo

Introdução: As necessidades educacionais podem ser influenciadas por fatores geográficos, culturais e sociais, nível socioeconômico e educacional, entre outros. Sendo assim, para garantir que um programa estruturado de educação para pessoas com diabetes seja efetivo, o conteúdo entregue deve atender às necessidades específicas da população que irá recebê-lo. Objetivo: Identificar e detalhar as necessidades educacionais de indivíduos com diabetes de duas cidades de Minas Gerais. Material e Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório realizado em Juiz de Fora e Belo Horizonte, em que investiga, detalhadamente, os dados de grupos focais que foram conduzidos como parte do desenvolvimento de um programa estruturado de educação para brasileiros que vivem com diabetes. A amostra deste estudo foi de conveniência e composta por indivíduos que apresentavam alterações no metabolismo da glicose (diabetes tipo 1 ou tipo 2). Os dados coletados foram analisados pelo método de análise de conteúdo temática. Resultados: Foram conduzidos seis grupos focais envolvendo uma amostra total de 31 participantes (55,63 ± 16,23 anos), 14 mulheres e 17 homens, diagnosticados com diabetes tipo 1 (n= 9) ou diabetes tipo 2 (n= 22). A partir da análise dos dados coletados emergiram seis categorias de temas: fisiopatologia e complicações do diabetes; alimentação; medicação; exercício físico; relação entre sono e diabetes; e aspectos psicossociais de viver com diabetes. Conclusão: Os resultados deste estudo podem guiar o desenvolvimento de programas educacionais focados nas lacunas de conhecimento identificadas entre indivíduos vivendo com diabetes. A abordagem desses temas em programas educacionais para pessoas que apresentam alterações no metabolismo da glicemia poderá contribuir para melhorar o controle e promover a prevenção do diabetes no estado de Minas Gerais.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

1.
d’Ornellas ACS, Bomtempo APD, Seixas MB, Cândido G do N, Nascimento I de O, Loiola LC, Silva LP da. Necessidades educacionais de indivíduos que vivem com diabetes em Minas Gerais: um estudo qualitativo. HU Rev [Internet]. 28º de agosto de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];50:1-9. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/44207

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Seção

Artigos Originais