Sobre a Revista

Foco e Escopo

A HU Revista é um periódico nacional que apresenta formato de publicação contínua, sendo meio de divulgação cientifica do Hospital Universitário e das Unidades Acadêmicas que compõem a grande área da saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora: Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Ciências Biológicas.

A Revista tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico, na área das Ciências da Saúde, em forma digital. A mesma se enquadra em rigorosos métodos de avaliação científica. Esta revista proporciona acesso livre, através do Sistema de Editoração de Revistas (OJS/SEER), seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Todo processo de submissão, processamento e publicação de artigos ocorre sem nenhum custo para os autores.

O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da University British Columbia (http://pkp.sfu.ca/ojs/). Tal acesso permite um aumento da leitura e citação do trabalho dos autores. A HURevista utiliza o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre bibliotecas participantes, o que as permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

Processo de Avaliação pelos Pares (Blind peer-review)

Todos os manuscritos enviados ao HURevista, serão submetidos a revisão editorial. Os artigos encaminhados para publicação passam por um processo inicial de triagem para plágio, onde, após verificação da originalidade do trabalho, o mesmo é submetido ao processo de desk review. Após esse processo, os artigos são  avaliados por pares (Blind peer-review), por no mínimo 02 revisores, com elevado grau de expertise no assunto abordado. Se o editor receber revisões conflitantes, o artigo será enviado a um 3º revisor adicional, antes da decisão final do editor chefe. Os artigos aprovados poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

Política de Acesso Livre

A HU Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, através de uma maior acessibilidade, conseguida graças ao acesso aberto, é também do óbvio interesse das universidades, das suas unidades orgânicas e centros de investigação, e não apenas dos investigadores individualmente.

Sobre a HU Revista

HU Revista foi criada em 1974 vinculada ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

É um periódico de publicação contínua indexado às bases de dados LILACS, Latindex, Google Acadêmico, Periódicos CAPES, PKP e Periódicos de Minas. 

Diretrizes para Editores de Seção

Os editores devem clicar em "Diretrizes para Editores de Seção" para visualizarem o conteúdo completo em PDF.

Diretrizes para Avaliadores

 Os avaliadores devem clicar em "Diretrizes para Avaliadores" para visualizarem o conteúdo completo em PDF.

Conflito de Interesse

Os autores devem clicar em "Conflito de Interesse" para acessarem ao documento em formato word (.Doc/.Docx) e obrigatoriamente preencherem e assinarem para, posteriormente, anexarem durante a submissão como documento suplementar.

Orientações para cadastro de usuários

É de suma importância que os usuários da HU Revista sigam as orientações abaixo durante o preenchimento do perfil. As informações completas facilitam a busca por metadados no sistema. 

  1. No campo “pronome de tratamentodeixe em branco, pois facilitará a busca dos usuários cadastrados por nome e metadados;
  2. Preencha seu ORCID e a URL (endereço eletrônico da página) do seu Currículo Lattes. Caso não possua o número ORCID, se cadastre no mesmo através do link  https://orcid.org/.
  3. No campo “papéis”, marque as opções “Leitor”, “Autor” e “Avaliador”.
  4. Ao final, clicar em “salvar”.
 
Política de Arquivamento Digital
A HU Revista utiliza as coleções da Biblioteca Nacional de Medicina (NLM - National Library of Medicine) para arquivamento digital.

Histórico do periódico

A HU Revista foi criada em 1974, como veículo de divulgação do Centro de Estudos Prof. Renato Loures, com o nome de HE Revista. A partir de 2006, deixou o Centro de Estudos e ampliou seus horizontes, tornando-se meio de divulgação científica do Hospital Universitário – Centro de Atenção a Saúde (CAS) e das Unidades Acadêmicas que compõem a grande área da saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora.

De escopo multidisciplinar, a HU Revista (ISSN 0103-3123/ e-ISSN 1982-8047), tem como missão contribuir para a divulgação do conhecimento científico em forma impressa e eletrônica nas áreas de ciências biológicas, ciências dos alimentos, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. As publicações tem relação com todas as grandes áreas de conhecimento em saúde, abrangendo pesquisas básicas e aplicadas.

Na Plataforma Sucupira, de acordo com a avaliação Qualis/CAPES (2013-2016), a HU Revista apresenta as seguintes qualificações:

Ciências Biológicas I: C

Educação Física: B4

Enfermagem: B3

Farmácia: C

Medicina I: C

Nutrição: B5

Odontologia: B4

Psicologia: B3

Saúde Coletiva: B4

Serviço Social: B4