Foco e Escopo

A HURevista é uma publicação trimestral , meio de divulgação cientifica do Hospital Universitário e das Unidades Acadêmicas que compõem a grande área da saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora: Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e o Instituto de Ciências Biológicas.

A Revista tem como objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento científico, na área das Ciências da Saúde, em forma impressa e digital. A mesma se enquadra em rigorosos métodos de avaliação científica. Esta revista proporciona acesso livre, através do Sistema de Editoração de Revistas (OJS/SEER), seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Todo processo de submissão, processamento e publicação de artigos ocorre sem nenhum custo para os autores.

O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da University British Columbia (http://pkp.sfu.ca/ojs/). Tal acesso permite um aumento da leitura e citação do trabalho dos autores. A HURevista utiliza o sistema LOCKSS para criar um arquivo distribuído entre bibliotecas participantes, o que as permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os manuscritos enviados ao HURevista, serão submetidos a revisão editorial. Os artigos encaminhados para publicação passam por um processo inicial de desk review. Após esse processo, os artigos são  avaliados por pares, por no mínimo 02 revisores, com elevado grau de expertise no assunto abordado. Se o editor receber revisões conflitantes, o artigo será enviado a um 3o revisor adicional, antes da decisão final do editor chefe. Os artigos aprovados poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

Política de Acesso Livre

A HU Revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, através de uma maior acessibilidade, conseguida graças ao acesso aberto, é também do óbvio interesse das universidades, das suas unidades orgânicas e centros de investigação, e não apenas dos investigadores individualmente.

Sobre a HU Revista

HU Revista foi criada em 1974 vinculada ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG.

É um periódico trimestral indexado às bases de dados LILACS, Latindex, Google Acadêmico, Periódicos CAPES, PKP e Periódicos de Minas. 

Diretrizes para Editores de Seção

Os editores devem clicar em "Diretrizes para Editores de Seção" para visualizarem o conteúdo completo em PDF.

Diretrizes para Avaliadores

 Os avaliadores devem clicar em "Diretrizes para Avaliadores" para visualizarem o conteúdo completo em PDF.

 

Conflito de Interesse

Os autores devem clicar em "Conflito de Interesse" para acessarem ao documento em formato word (.Doc/.Docx) e obrigatoriamente preencherem e assinarem para, posteriormente, anexarem durante a submissão como documento suplementar.

 

 

Orientações para cadastro de usuários

É de suma importância que os usuários da HU Revista sigam as orientações abaixo durante o preenchimento do perfil. As informações completas facilitam a busca por metadados no sistema. 

  1. No campo “pronome de tratamentodeixe em branco, pois facilitará a busca dos usuários cadastrados por nome e metadados;
  2. Preencha seu ORCID e a URL (endereço eletrônico da página) do seu Currículo Lattes. Caso não possua o número ORCID, se cadastre no mesmo através do link  https://orcid.org/.
  3. No campo “papéis”, marque as opções “Leitor”, “Autor” e “Avaliador”.
  4. Ao final, clicar em “salvar”.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A HU Revista foi criada em 1974, como veículo de divulgação do Centro de Estudos Prof. Renato Loures, com o nome de HE Revista. A partir de 2006, deixou o Centro de Estudos e ampliou seus horizontes, tornando-se meio de divulgação científica do Hospital Universitário – Centro de Atenção a Saúde (CAS) e das Unidades Acadêmicas que compõem a grande área da saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora.

De escopo multidisciplinar, a HU Revista (ISSN 0103-3123/ e-ISSN 1982-8047), tem como missão contribuir para a divulgação do conhecimento científico em forma impressa e eletrônica nas áreas de ciências biológicas, ciências dos alimentos, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. As publicações tem relação com todas as grandes áreas de conhecimento em saúde, abrangendo pesquisas básicas e aplicadas.

Na Plataforma Sucupira, de acordo com a avaliação Qualis/CAPES (2013-2016), a HU Revista apresenta as seguintes qualificações:

Ciências Biológicas I: C

Educação Física: B4

Enfermagem: B3

Farmácia: C

Medicina I: C

Nutrição: B5

Odontologia: B4

Psicologia: B3

Saúde Coletiva: B4

Serviço Social: B4