Liga Acadêmica de Hematologia (HemoLiga): atuação no Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2023.v49.41147

Palavras-chave:

Educação Médica, Ciências da Saúde, Ensino, Relações Comunidade-Instituição

Resumo

Introdução: As Ligas Acadêmicas (LAs) são organizações universitárias muito presentes nos cursos de medicina no Brasil, são de caráter extracurricular e complementar, fundamentadas no tripé ensino, pesquisa e extensão (EPE). Suas atividades tendem a aprofundar os conhecimentos sobre determinado tema, estimular a criatividade, o autoaprendizado e o espírito crítico dos estudantes a fim de proporcionar uma melhor formação profissional. Objetivo: Relatar o histórico e a atuação da HemoLiga (HL) com foco na produção científica e compará-la com outras LAs de Medicina do Brasil descritas na literatura. Material e Métodos: Leitura e análise das atas de reuniões da HL para a documentação histórica da liga associada a busca dos Currículos Lattes dos atuais e ex-integrantes da HL para levantamento de dados sobre a produção científica da liga. As informações obtidas foram tabeladas em planilhas de acordo com os subtipos de trabalhos. Foram realizados análises e cruzamento de variáveis para confecção de gráficos. Resultados: A HL é uma liga vinculada a três faculdades de medicina e possui 14 anos de existência. Ela atua no ensino através de reuniões e estágios práticos na área de Hematologia. A pesquisa constitui sua principal atuação, integrando, inclusive, linha de pesquisa internacional. Assim, desde a sua fundação, a HL consta de uma lista de 217 trabalhos científicos produzidos, sendo 32 artigos científicos, 180 resumos, três capítulos de livros e dois livros. Na extensão, a liga agrega os projetos Unir para Cuidar, Doador do Futuro, Triagem Neonatal e Amigo de Sangue. Conclusão: A HL por meio do seu escopo de atuação, em consonância com outras LAs, contribui através de seu perfil de iniciação científica na formação acadêmica de seus membros, além de beneficiar a sociedade através de seus projetos de extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bastos MLS, Trajman A, Teixeira EG, Selig L, Belo MTCT. O papel das ligas acadêmicas na formação profissional. J Bras Pneumol. 2012; 38(6):803-5.

Silva SA, Flores O. Ligas acadêmicas no processo de formação dos estudantes. Revi Bras Educ Med. 2015; 39(3):410-7.

Pego-Fernandes PM, Mariani AW. Medical teaching beyond graduation: undergraduate study groups. Sao Paulo Med J. 2010; 128(5):257-8.

Yang GY-H, Braga ACB, Hipólito NC, Vieira KST, Pessanha CG, Abrantes FG, et al. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as múltiplas perspectivas sobre participar de uma liga acadêmica. Rev Bras Educ Med. 2019; 43(1):80-6.

Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MCP. Ligas acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface. 2008; 12(27):713-20.

Ferreira DAV, Aranha RN, Souza MHFO. Academic leagues: a Brazilian way to teach about cancer in medical universities. BMC Med Educ. 2015; 15(1).

Peres CM, Andrade AS, Garcia SB. Atividades Extracurri¬culares: multiplicidade e diferenciação necessárias ao cur¬rículo. Rev Bras Educ Med. 2007; 31(3):203-11.

Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, Henriques RLM, Albuquerque INM, Maciel GP et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Rev Bras Educ Med. 2018; 42(1):197-204.

Ferreira MA, Gameiro GR, Cordeiro FM, Santos TV, Hilarião AAVB, Souza GM et al. Perfil multicêntrico do acadêmico de medicina e suas perspectivas sobre o ensino da oftalmologia. Rev Bras Oftalmol. 2019; 78(5):315-20.

Silva JHS, Chiochetta LG, Oliveira LFT, Sousa VO. Implantação de uma liga acadêmica de anatomia: desafios e conquistas. Rev Bras Educ Med. 2015; 39:310-5.

Garcia JBS, Neto JOB, Rodrigues TA. The role of academic leagues as a strategy for pain education in Brazil. J Pain Res. 2019; 12:1891-8.

Monteiro LLF. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de implantação da Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Rev Bras Cir Plast. 2008; 23(3):158-61.

Filho PTH. Ligas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Rev Bras Educ Med. 2011; 35(4):535-43.

Bardin L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70; 1977.

Silva SSF, Cavalcante CBTL, Anizio MS, Nunes BLR, Pinto ACS, Paula DG. Perfil e produções das ligas acadêmicas de ciências da saúde no Brasil: revisão integrativa. Res Soc Dev. 2020; 9(9):743997775.

Tedeschi LT, Rigolon LPJ, Mendes FDO, Fischmann MM, Klein IDA, Baltar VT. The experience of an academic league: the positive impact on knowledge about trauma and emergency. Rev Col Bras Cir. 2018; 45(1).

Japiassú AM. How to prepare and submit abstracts for scientific meetings. Rev Bras Ter Intensiva. 2013; 25(2):77-80.

Spiess MR, Mattedi MA. Eventos científicos: da pirâmide reputacional aos círculos persuasivos. SE. 2020; 35(2):441-71.

Santa Anna J. Comunicação científica e o papel dos periódicos científicos no desenvolvimento das ciências. Biblionline. 2019; 15(1):3-18.

Martinez-Silveira MS, Pinto Junior EP, Araújo RF, Mendes AAF, Diele-Viegas LM, Pescarini JM. Impacto da pandemia de Covid-19 no ciclo da informação e comunicação científica. In: Barral-Netto M, Barreto ML, Pinto Junior EP, Aragão E. Construção de conhecimento no curso da pandemia de Covid-19: aspectos biomédicos, clínico-assistenciais, epidemiológicos e sociais. Salvador: EDUFBA; 2020. p. 1-36.

Favero M, Oliveira NR, Abreu JA, Silva CM, Gois ALA. Eventos científicos e a educação médica durante a pandemia: uma revisão integrativa da literatura. Braz J Dev. 2020; 6(10):75761-72.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

1.
Apolinário dos Santos AC, Noyma Sampaio Magalhaes N, Sette Esposito T, de Paula Silva Souza S, Augusto Niess Soares Fonseca L, Franco dos Santos O, Marcelino de Oliveira C, de Oliveira Werneck Rodrigues D. Liga Acadêmica de Hematologia (HemoLiga): atuação no Ensino, Pesquisa e Extensão. HU Rev [Internet]. 11º de dezembro de 2023 [citado 23º de novembro de 2024];49:1-7. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/41147

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)