Teste do pezinho: desvelando o conhecimento das mães sobre o exame

Autores

  • Anna Maria Salimena UFJF
  • Elaine Miguel Delvivo UFJF
  • Juliana Bernardo Nazareth UFJF
  • Marli Salvador UFJF
  • Iêda Maria Vargas Ávila Dias UFJF

Palavras-chave:

Enfermagem Neonatal. Triagem Neonatal. Políticas Públicas de Saúde.

Resumo

Estudo descritivo, exploratório na abordagem qualitativa acerca da triagem neonatal,  com objetivo de verificar o conhecimento que as mães adquirem durante o pré-natal e o puerpério. Foram entrevistadas 39 mães responsáveis pelo comparecimento do recém-nascido ao serviço de referência da rede pública em triagem neonatal, em março e abril de 2010, no município de Juiz de Fora, para a realização do teste do pezinho. Desvelaram-se as unidades de significação: o conhecimento sobre o teste do pezinho e orientações completas e incompletas ou equivocadas. Evidenciou-se que apenas 3% das depoentes receberam orientações consideradas completas, 62% receberam orientações classificadas como incompletas. Consideramos que o pré-natal apresentou lacunas e que é imprescindível à atuação do enfermeiro na prevenção de doenças no neonato,  orientando e informando às gestantes quanto aos exames. Assim, enfatizamos que o pré- natal é o momento mais adequado para que sejam transmitidos, de forma gradativa e eficaz, informações indispensáveis ao bem estar da gestante, do concepto e da família, sendo imprescindível a busca do empoderamento das mães neste momento, contribuindo assim, para a integralidade da atenção e para a efetivação das políticas públicas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

1.
Salimena AM, Delvivo EM, Nazareth JB, Salvador M, Dias IMV Ávila. Teste do pezinho: desvelando o conhecimento das mães sobre o exame. HU Rev [Internet]. 21º de fevereiro de 2013 [citado 21º de novembro de 2024];38(1 e 2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1944

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)