Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP

Autores/as

  • Erivelton Fernandes França Universidade de Mogi das Cruzes
  • Bruno Martins Alves Ferreira Universidade Cruzeiro do Sul
  • Pedro Luiz Garcia Braga Faculdade do Clube Náutico Mogiano
  • Alberto Inácio Da Silva UEPG

Palabras clave:

Desenvolvimento motor, habilidades motoras fundamentais, Educação física.

Resumen

O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erivelton Fernandes França, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduações em Educação Física Licenciatura (UNICSUL) e Bacharelado (FCNM), Mestrando em Engenharia Biomédica (UMC)

Bruno Martins Alves Ferreira, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduado em Educação Física Licenciatura (UNICSUL), Atualmente professor de Educação Física do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Guarda Vidas no Complexo Esportivo da Universidade Cruzeiro do Sul

Pedro Luiz Garcia Braga, Faculdade do Clube Náutico Mogiano

Graduado em Educação Física Licenciatura Plena (UMC), especialista em Exercício Resistido na Saúde, Doença e no Envelhecimento (USP) e Mestre em Engenharia Biomédica (UMC). Atualmente é proprietário - pesquisador do Centro de Ciências em Educação e Reabilitação Física - CECERFI, colaborador do grupo de pesquisa GREPAFE - NOVE   Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Envelhecimento(2010) da Universidade Nove de Julho e professor pesquisador do grupo  Fisiologia do Exercício em performance humana e saúde da Faculdade do Clube Náutico Mogiano (2009).

Alberto Inácio Da Silva, UEPG

Graduado em Educação Física - PUCPR

Mestrado em Metodologia do Treinamento Desportivo - ISCF - Manoel Fajardo - CUBA

Doutorado em Biologia Celular e Molecular / Fisiologia

Citas

BARELA, J. A. Perspectiva dos sistemas dinâmicos: teoria e aplicação no estudo de desenvolvimento motor. In: PELLEGRINI, A. M. Coletânea de estudos: comportamento motor, São Paulo: Movimento, 1997, p. 11-28.

BARELA, J. A. Aquisição de habilidades motoras: do inexperiente ao habilidoso.

Motriz. Rio Claro, v. 5, p.53-7. 1999.

BONIFACCI, P. Children with low motor ability have lower visual-motor integration ability but unaffected perceptual skills. Human Movement Science. Amsterdam, v. 23, n. 2, p. 157-68, 2004.

BRAGA. R. K. KREBS, R.J. VALENTINI, N. C. TKAC, C. M. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Revista da Educação Física, Maringá, v. 20, n. 2, p. 171-81, 2009.

BRAUNER, L. M. VALENTINI, N. C. Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Revista da Educação Física, Maringá, v. 20, p.205-16, 2009.

CASTRO, M. B. A influência do contexto nas habilidades motoras fundamentais de pré-escolares e escolares. 2008. 187f. (dissertação em Ciências do Movimento Humano). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008.

CLARK, J. E. Motor development. Encyclopedia of Human Behavior. California, v.3, p. 245-55, 1994.

CLARK, J. E. On the problem of motor skill development. Journal Physical Education Recreation Dance. Reston 78, p. 39-45, 2007.

CLARK, J. E. WHITALL, J. What is motor development? The lessons of history.

QUEST. London, 41, p. 183-202, 1989.

CLARK, J. E. PHILLIPS, S. J. PETERSEN, R. Developmental stability in jumping. Developmental Psychology. Washington, v. 25, n. 6, p. 929-35, 1989.

CONNOLY, Kevin. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 3, supl. p.6-15, 2000.

COTRIM, J. R. Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes oportunidades de prática e instrução no ensino fundamentais. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2010.

COTRIM, J. R. et. al.; Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Revista da Educação Física, Maringá, v. 22, n. 4, p. 523-533, 2011.

GALLAHUE, D. L. Understanding motor development in children. Boston: John Wiley & Sons, 1982.

GALLAHUE, D. L. OZMUN, J. C. Understanding motor development. Madison, WL: Brown & Benchmark Publishers; 1989.

GALLAHUE, D. L. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora; 2003.

GALLAHUE, D. L. DONNELLY, F. C. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte; 2008.

GESELL, Arnold. Maturation and the patterning of behavior. 1933.

HAYWOOD, K. M. GETCHELL, N. Life span motor development. Champaign, IL: Human Kinetcs; 2009.

LEMOS, A. G. Desenvolvimento motor no ensino infantil: efeito da atuação do professor de educação física. 2011. 65 f. (Dissertação em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.

LOPES, L. C. O. Actividade física, recreio escolar e desenvolvimento motor. Cidade da Província do Minho: Universidade do Minho; 2006.

NEWELL, K. M. Constraints on the development of coordination. In: WADE, M. G. WHITING, H. T. A. Motor development in children: aspects of coordination and control. Boston, MA: Martin Nighoff; 1986, p. 341-60.

PANG, A. W. FONG, D. T. Fundamental motor skill proficiency of Hong Kong children aged 6-9 years. Research in Sports Medicine. London, v. 17, n. 3, p.125-44, 2009.

PAYNE, V. G. ISAACS, L. D. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007.

PELLEGRINI, A. M. BARELA, J. A. O que o professor deve saber sobre o desenvolvimento motor de seus alunos. In: Micotti MCdO. Alfabetização: assunto para pais e mestres. Rio Claro: Instituto de Biociências; 1998, p. 69-80.

PICK, R. K. A influência de um programa de intervenção motora inclusiva no

desenvolvimento motor e social da criança com atrasos motores. 2004 225f (dissertação em Ciências do Movimento Humano). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2004.

ROSA NETO, F. et. al. A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 6, ano 12, p. 422-427, 2010.

SEEFELDT, V. Physical fitness guidelines for preschool children. Proceedings of the national conference on physical fitness and for All. Washington DC: President´s Council on Physical Fitness and Sports. 1980, p. 5-19.

THELEN, E. Motor development: a new synthesis. American Psychologist. Washington, v. 50, n. 2, p.79-95, 1995.

ULRICH, D. A. Test of gross motor development. Austin, Tx: PRO-ED; 2000.

VALENTINI, N. C. et al. Teste de desenvolvimento motor grosso: validade e consistência interna para uma população gaúcha. Revista Brasileira Cineantropometria Desenvolvimento Humano. Florianópolis, v. 10, n. 4, p.399-404, 2008.

Publicado

2017-01-24

Cómo citar

1.
França EF, Alves Ferreira BM, Garcia Braga PL, Da Silva AI. Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP. HU Rev [Internet]. 24 de enero de 2017 [citado 21 de noviembre de 2024];42(4):283-90. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a