Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
Palabras clave:
Desenvolvimento motor, habilidades motoras fundamentais, Educação física.Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.
Descargas
Citas
BARELA, J. A. Perspectiva dos sistemas dinâmicos: teoria e aplicação no estudo de desenvolvimento motor. In: PELLEGRINI, A. M. Coletânea de estudos: comportamento motor, São Paulo: Movimento, 1997, p. 11-28.
BARELA, J. A. Aquisição de habilidades motoras: do inexperiente ao habilidoso.
Motriz. Rio Claro, v. 5, p.53-7. 1999.
BONIFACCI, P. Children with low motor ability have lower visual-motor integration ability but unaffected perceptual skills. Human Movement Science. Amsterdam, v. 23, n. 2, p. 157-68, 2004.
BRAGA. R. K. KREBS, R.J. VALENTINI, N. C. TKAC, C. M. A influência de um programa de intervenção motora no desempenho das habilidades locomotoras de crianças com idade entre 6 e 7 anos. Revista da Educação Física, Maringá, v. 20, n. 2, p. 171-81, 2009.
BRAUNER, L. M. VALENTINI, N. C. Análise do desempenho motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Revista da Educação Física, Maringá, v. 20, p.205-16, 2009.
CASTRO, M. B. A influência do contexto nas habilidades motoras fundamentais de pré-escolares e escolares. 2008. 187f. (dissertação em Ciências do Movimento Humano). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008.
CLARK, J. E. Motor development. Encyclopedia of Human Behavior. California, v.3, p. 245-55, 1994.
CLARK, J. E. On the problem of motor skill development. Journal Physical Education Recreation Dance. Reston 78, p. 39-45, 2007.
CLARK, J. E. WHITALL, J. What is motor development? The lessons of history.
QUEST. London, 41, p. 183-202, 1989.
CLARK, J. E. PHILLIPS, S. J. PETERSEN, R. Developmental stability in jumping. Developmental Psychology. Washington, v. 25, n. 6, p. 929-35, 1989.
CONNOLY, Kevin. Desenvolvimento motor: passado, presente e futuro. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, n. 3, supl. p.6-15, 2000.
COTRIM, J. R. Desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes oportunidades de prática e instrução no ensino fundamentais. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2010.
COTRIM, J. R. et. al.; Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Revista da Educação Física, Maringá, v. 22, n. 4, p. 523-533, 2011.
GALLAHUE, D. L. Understanding motor development in children. Boston: John Wiley & Sons, 1982.
GALLAHUE, D. L. OZMUN, J. C. Understanding motor development. Madison, WL: Brown & Benchmark Publishers; 1989.
GALLAHUE, D. L. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora; 2003.
GALLAHUE, D. L. DONNELLY, F. C. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte; 2008.
GESELL, Arnold. Maturation and the patterning of behavior. 1933.
HAYWOOD, K. M. GETCHELL, N. Life span motor development. Champaign, IL: Human Kinetcs; 2009.
LEMOS, A. G. Desenvolvimento motor no ensino infantil: efeito da atuação do professor de educação física. 2011. 65 f. (Dissertação em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2011.
LOPES, L. C. O. Actividade física, recreio escolar e desenvolvimento motor. Cidade da Província do Minho: Universidade do Minho; 2006.
NEWELL, K. M. Constraints on the development of coordination. In: WADE, M. G. WHITING, H. T. A. Motor development in children: aspects of coordination and control. Boston, MA: Martin Nighoff; 1986, p. 341-60.
PANG, A. W. FONG, D. T. Fundamental motor skill proficiency of Hong Kong children aged 6-9 years. Research in Sports Medicine. London, v. 17, n. 3, p.125-44, 2009.
PAYNE, V. G. ISAACS, L. D. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2007.
PELLEGRINI, A. M. BARELA, J. A. O que o professor deve saber sobre o desenvolvimento motor de seus alunos. In: Micotti MCdO. Alfabetização: assunto para pais e mestres. Rio Claro: Instituto de Biociências; 1998, p. 69-80.
PICK, R. K. A influência de um programa de intervenção motora inclusiva no
desenvolvimento motor e social da criança com atrasos motores. 2004 225f (dissertação em Ciências do Movimento Humano). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2004.
ROSA NETO, F. et. al. A importância da avaliação motora em escolares: análise da confiabilidade da escala de desenvolvimento motor. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 6, ano 12, p. 422-427, 2010.
SEEFELDT, V. Physical fitness guidelines for preschool children. Proceedings of the national conference on physical fitness and for All. Washington DC: President´s Council on Physical Fitness and Sports. 1980, p. 5-19.
THELEN, E. Motor development: a new synthesis. American Psychologist. Washington, v. 50, n. 2, p.79-95, 1995.
ULRICH, D. A. Test of gross motor development. Austin, Tx: PRO-ED; 2000.
VALENTINI, N. C. et al. Teste de desenvolvimento motor grosso: validade e consistência interna para uma população gaúcha. Revista Brasileira Cineantropometria Desenvolvimento Humano. Florianópolis, v. 10, n. 4, p.399-404, 2008.
Descargas
Archivos adicionales
- Autores (Português (Brasil))
- Transferencia de direitos autorais (Português (Brasil))
- Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP (Português (Brasil))
- AVALIAÇÃO MOTORA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE SÃO MIGUEL PAULISTA-SP (Português (Brasil))
- Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP (Português (Brasil))
- Resposta ao primeiro revisor (Português (Brasil))
- Resposta ao segundo revisor (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.