A mulher acometida por câncer e a prática da atividade física

Autores

  • Eliana Lúcia Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda de Souza Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ivanize Araújo de Moraes
  • Livia Fabiana Saço
  • Otávio Rodrigues de Paula

Palavras-chave:

Atividade Motora. Saúde da Mulher. Neoplasias

Resumo

Situando-se na presente realidade como uma das doenças que mais acometem a população, atualmente o câncer (CA) é a segunda maior causa de morte no Brasil. Por outro lado, a atividade física tem sido apontada como uma das ações que se relacionam, de maneira positiva, a essa patologia, atuando desde a prevenção, ou menor suscetibilidade a tal doença, até sua atuação benéfica nos indivíduos já acometidos por ela. Este estudo teve como objetivo verificar a relação de pacientes acometidas pelo CA com a prática de atividade física. Método: A pesquisa seguiu critérios descritivos, foram aplicados questionários à 39 mulheres da cidade de Juiz de Fora já acometidas pelo câncer. Resultados: Verificou-se que apenas 28% das entrevistadas fizeram algum tipo de atividade física regular em algum momento de suas vidas. E, após o acometimento pelo CA, apenas 5% destas continuaram a exercitar-se. Sobre os motivos da inatividade física, 52% das entrevistadas relataram falta de tempo, 22% disseram que não praticam atividade física por residirem na zona rural e 26% apresentaram outros motivos. Concluímos que há a necessidade de divulgação e incentivo da atividade física como um meio de prevenção de doenças e a implantação de programas capazes de atenderem as especificidades das pessoas acometidas por CA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Lúcia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Eliana Lúcia Ferreira possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pós-doutorado em Linguistica pela Universidade estadual de Campinas (2006) Atualmente é - pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas e professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Análise de discurso corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, dança em cadeira de rodas, deficientes, políticas públicas e análise de discurso.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2009-04-11

Como Citar

1.
Ferreira EL, Cardoso F de S, Moraes IA de, Saço LF, Paula OR de. A mulher acometida por câncer e a prática da atividade física. HU Rev [Internet]. 11º de abril de 2009 [citado 28º de março de 2024];34(4). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/514

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)