v. 4 (2006)

Editorial

O número 4 da revista Gatilho, ampliando as inovações propostas na edição anterior, traz artigos que contemplam uma gama diversificada de escritores como, por exemplo, Ana Paula Tavares, Marcelo Rubens Paiva, Ana Cristina César, dentre outros. Além disso, alguns autores dos artigos selecionados pertencem a regiões e instituições distintas, proporcionando um ganho para os programas de pós-graduação e leitores envolvidos.

O dossiê, que enriquece esse número, aborda a “memória” a partir de diferentes ângulos. Tema recorrente e vital para os estudos literários. No âmbito das resenhas, apresentamos um trabalho que aborda o livro Saturno nos Trópicos: a melancolia européia chega ao Brasil do escritor Moacyr Scliar. Quanto aos poemas e contos, são textos que primam pela criatividade. Prestigiamos, desse modo, os esforços iniciais de uma carreira literária.

Na área de Lingüística, apresentamos quatro trabalhos muito diversificados em relação à sua temática. Três deles são de alunos da própria instituição e um é de uma aluna e professora da UFPI. Os trabalhos dos alunos da UFJF são: “Um estudo sobre papéis do mediador” de Vivian Faria Weiss & Priscila Júlio Guedes Pinto; “A função da modalização na fala do mediador: o uso de ir + infinitivo” de Carolina Scali Abritta; e “A coordenação e a subordinação nas perspectivas tradicional e funcionalista: confrontos” de Débora Marques. E o trabalho da doutoranda e professora da UFPI Maria Vilani Soares: “Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: três abordagens”.

A Comissão Editorial

Publicado: 2019-06-14