A Revista Gatilho (Qualis B2) é uma publicação semestral organizada e dirigida por alunos do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Até o ano de 2007, a revista publicava artigos oriundos de vertentes da Linguística e da Literatura. A partir do número 6, tornou-se uma publicação específica da área de Linguística.

A Revista Gatilho publica os seguintes gêneros textuais (inéditos): artigos, resenhas, traduções, relatos de experiência em sala de aula e textos de divulgação científica para o grande público. Os textos enviados serão avaliados em regime de duplo anonimato (double-blind) por, pelo menos, dois especialistas externos, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad-hoc convidados para tal. Podem submeter textos para este periódico graduandos, pós-graduandos e egressos (o que também contempla graduados, mestres e doutores).

Os conteúdos dos textos e as opiniões neles expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e autoras. Contudo, não serão aceitos textos com conteúdo e linguagem de natureza racista, sexista, xenofóbica, homofóbica ou de algum modo discriminatória.