PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO INSTAGRAM ENVOLVENDO CONTEÚDO DA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44478Resumo
por diferentes transformações em que as redes sociais têm contribuído para a divulgação de informação. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, atingindo todos os públicos, do jovem ao idoso. Por outro lado, a Divulgação Científica (DC) vem com intuito de aproximar esse público aos avanços científicos apresentando uma linguagem mais clara para que possam compreender a Ciência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito à DC promovida em páginas do Instagram envolvendo conteúdos da Química. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, de abordagem qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem DC; descrição das percepções dos estudantes quanto aos conteúdos científicos na DC). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades quando se trata da Química e Ciência, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano. Notou-se ainda a dificuldade destes estudantes em enxergarem a DC nas postagens do Instagram. Todavia, observou-se respostas que apontavam para o potencial uso do Instagram para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.