ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44674

Resumo

O presente estudo analisou as atuais estratégias de ensino para alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I (anos iniciais). O objetivo do trabalho foi pesquisar produções acadêmicas a fim de encontrar tais estratégias, e com os resultados encontrados realizar um quadro expositivo para melhor compará-las. Para a coleta dos dados foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa nas principais revistas eletrônicas da área da Educação Física, e nas plataformas de pesquisa na internet. s resultados encontrados demonstraram que ainda há poucos estudos publicados sobre esse tema, inclusive não foram encontrados nenhum trabalho nas revistas eletrônicas renomadas. Os resultados encontrados demonstraram a importância da disciplina para o desenvolvimento do aluno com autismo, além disso, a maioria dos autores ressaltaram a eficácia da intervenção com crianças com TEA quando são feitas as devidas adaptações na comunicação e nas estratégias de manejo do comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziany Penna Dias, IFsudeste-MG

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Pós-graduado em Metodologia da Educação Física Escolar, pela Faculdade de Educação Física, (UFJF) e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas - IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora.

Sionara Cristina Costa

Professor de Educação Física pela Fundação Educacional de Divinópolis, FUNEDI/UEMG (2013). Pós-graduada em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência da Universidade Federal de Juiz de Fora (2024). Pós-graduada em  Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada, pela faculdade de São Gabriel da Palha, FASG (2017). Instrutora de esportes Sest/Senat.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

Penna Dias, G., & Cristina Costa, S. (2024). ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS AUTISTAS, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Educação Em Foco, 29(1), e29047. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44674

Edição

Seção

Artigos