PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO INSTAGRAM ENVOLVENDO CONTEÚDO DA QUÍMICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44478

Resumen

por diferentes transformações em que as redes sociais têm contribuído para a divulgação de informação. Dentre as redes sociais, o Instagram é uma das redes que mais crescem atualmente, atingindo todos os públicos, do jovem ao idoso. Por outro lado, a Divulgação Científica (DC) vem com intuito de aproximar esse público aos avanços científicos apresentando uma linguagem mais clara para que possam compreender a Ciência. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar as percepções de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito à DC promovida em páginas do Instagram envolvendo conteúdos da Química. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva na forma de estudo de campo, de abordagem qualitativa, realizada em três etapas (Roda de conversa sobre o que os estudantes entendiam por divulgação científica; Levantamento de perfis dentro do Instagram que fazem DC; descrição das percepções dos estudantes quanto aos conteúdos científicos na DC). A pesquisa foi aplicada para estudantes do 3° ano do ensino médio da EJA, de uma escola pública estadual. Os resultados mostram que os estudantes da EJA possuem dificuldades quando se trata da Química e Ciência, onde alguns não conseguiram relacionar os textos científicos com conteúdos ou exemplos do cotidiano. Notou-se ainda a dificuldade destes estudantes em enxergarem a DC nas postagens do Instagram. Todavia, observou-se respostas que apontavam para o potencial uso do Instagram para realizar DC e auxiliar na aprendizagem da Química.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabelly Laís Batista da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi bolsista de iniciação cientifica BIA/UFRPE. Pesquisadora do grupo de pesquisa LEUTEQ/UFRPE.

Bruno Silva Leite, UFRPE

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Curso de Licenciatura em Química. Docente do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI). Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química. Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

Silva, I. L. B. da ., & Leite, B. S. (2024). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO INSTAGRAM ENVOLVENDO CONTEÚDO DA QUÍMICA. Educação Em Foco, 29(1), e29040. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44478