Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Educação em Foco é uma publicação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sua missão é estimular e divulgar a produção científica no campo da Educação, propondo interfaces de saberes com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais. Visa ainda a qualificação da pesquisa em Educação, frente às crescentes exigências das questões educacionais no país e no mundo, abrangendo suas diversas esferas, tempos e espaços.
 
A revista publica artigos científicos inéditos, resultantes de pesquisas empíricas e revisões sistematizadas de literatura, e ensaios teóricos (em língua portuguesa, espanhola e inglesa). O seu público-alvo são pesquisadores, educadores e professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação e grupos de estudo e pesquisa que destinam seu interesse às questões educacionais, nas suas mais variadas formas. A partir de 2021, passou a adotar a modalidade de publicação Ahead of Print, em fluxo contínuo.
 
A revista está classificada pelo Qualis – CAPES como A3 pela avaliação 2017 – 2020 (Sucupira).

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação - Os textos originais são submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial Executivo. Se aprovados, são encaminhados ao Conselho Científico ou a pareceristas ad hoc (mínimo 02). Cabe aos pareceristas recomendar a aceitação, recusar ou solicitar reformulação dos trabalhos. No caso de reformulação, os textos deverão retornar aos pareceristas para avaliação final.

Com o sistema duplo-cego, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

Após a aprovação prévia do texto no primeiro processo de submissão (conferências de dados, estrutura do manuscrito etc.), o segundo passo é o encaminhamento para a avaliação às cegas por pareceristas em consonância com as áreas investigativas propostas. Para este segundo momento, o período estimado de conclusão do processo avaliativo é de 06 a 08 meses.

O(s) autor(es) são responsáveis pela integridade científica do trabalho, garantindo sua originalidade, bem como pelo compromisso de não enviá-lo a outro meio de publicação enquanto estiver em processo de avaliação.

Periodicidade

A partir de 2021 revista Educação em Foco passou a adotar a modalidade de publicação Ahead of Print em fluxo contínuo, comprometendo-se também com a publicação de dossiês, com temáticas específicas, demandados por editais de chamamento público, divulgados no site da revista.

Conselho Editorial Executivo

Editor-chefe
Dr. Neil Franco Pereira de Almeida – Universidade Federal de Juiz de Fora

Editores executivos internos

Dra. Ana Carolina Araújo Silva – Universidade Federal de Juiz de Fora

Dr. Juliano Guerra Rocha - Universidade Federal de Juiz de Fora

Dr. Paulo Henrique Dias Menezes – Universidade Federal de Juiz de Fora

Dra. Rafaela Reis Azevedo de Oliveira - Universidade Federal de Juiz de Fora

Dra. Tânia Guedes Magalhães – Universidade Federal de Juiz de Fora

Editores executivos externos

Dr. Alexandre Paulo Loro – Universidade Federal da Fronteira Sul 

Dr. Daniel Fernando Bovolenta Ovigli - Universidade Federal do Triângulo Mineiro 

Dra. Elenice de Brito Teixeira Silva - Universidade do Estado da Bahia

Dr. Marcos Vinícius da Costa Meireles – Instituto Federal de Goiás 

Dra. Nilce Vieira Campos Ferreira - Universidade Federal de Mato Grosso                                                            

Dra. Sangelita Miranda Franco Mariano – Instituto Federal Goiano

 
Assistentes editoriais
Elenton Oliveira de Souza - Universidade Federal de Juiz de Fora
Janderson Alves Sauma - Universidade Federal de Juiz de Fora
Nayara Rios Cunha Salvador - Universidade Federal de Juiz de Fora 
 

Conselho Científico

Conselho Científico Nacional

Profª. Dra. Ana Icenicki – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profª. Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Prof. Dr. Amarilio Ferreira Junior – Universidade Federal de São Carlos
Prof. Dr Carlos Henrique Carvalho – Universidade Federal de Uberlândia
Profª. Dra. Clarice Nunes- Universidade Federal Fluminense
Prof. Dr. Cleiton de Oliveira- Universidade Metodista de Piracicaba
Profª. Dra. Daniela Freire - Universidade Federal do Mato Grosso
Profª Dr.ª Diana Gonçalves Vidal – Universidade de São paulo
Prof. Dr. Dileno Dustan Lucas de Souza - Universidade Federal de Juiz de Fora
Profª. Dra. Edméia Oliveira dos Santos – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Profª. Dra. Flávia Motta - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Prof. Dr. Irlen Antônio Gonçalves- Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais
Prof. Dr. José Silvério Baia Horta- Universidade Federal do Amazonas
Prof. Dr. Laerthe de Moraes Abreu Junior – Universidade Federal de São João Del Rei
Profª. Dra. Lia Ciomar Macedo Faria – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho- Universidade Federal de Minas Gerais
Profª Dra. Magda Becker Soares- Universidade Federal de Minas Gerais
Profª. Dra. Magda Damiani - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva – Universidade Federal de Uberlândia
Prof. Dr. Marcio da Costa – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profª. Dra. Maria Letícia Nascimento - Universidade de São Paulo
Profª. Dra. Maria de Lurdes de A. Fávero – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profª Dra. Maria Teresa Assunção Freitas – Universidade Federal de Juiz de Fora
Profª Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan – Universidade Estadual de Campinas
Profª. Dra. Maria Vilanir Cosme de Carvalho -Universidade Federal do Piaui
Profª Dra. Marisa Bittar – Universidade Federal de São Carlos
Profª. Dra. Marisol Barenco de Mello - Universidade Federal Fluminense
Profª. Dra. Neuza Salim - Universidade Federal de Juiz de Fora
Profª. Dra. Nilda Alves – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Prof. Dr. Osmar Fávero – Universidade Federal Fluminense
Profª Dra. Rosemary Dore Heijmans - Universidade Federal de Minas Gerais
Profª Dra. Rosimar de Fátima Oliveira – Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. Dr. Rubem Barbosa Filho – Universidade Federal de Juiz de Fora
Profª. Dra. Sandra Zákia – Universidade de São Paulo
Profª. Dra. Sonia de Castro Lopes – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof.ª Dra. Suzani Cassiani – Universidade Federal de Santa Catarina
Profª. Dra. Terezinha Oliveira – Universidade Estadual de Maringá 

Profa. Dra. Viviane Raposo Pimenta - Universidade Federal de Ouro Preto
Prof. Dr. Wenceslau Gonçalves Neto – Universidade Federal de Uberlândia
Profª. Dra. Zoia Prestes - Universidade Federal Fluminense

Conselho Científico Internacional

Prof. Dr. Abdeljalil Akkari – Universidade de Genebra – Suíça
Prof. Dr. Adrian Ascolani – Universidade Nacional de Rosário – Argentina
Profª Dra. Ana Cecilia Vergara Del Solar – Universidade Diego Portales – Chile
Prof. Dr. Antônio Gomes Ferreira – Universidade de Coimbra – Portugal
Prof. Dr. Bernard Fichtner – Universidade de Siegen – Alemanha
Prof. Dr. Gilles Monceau - Université de Cergy-Pontoise - França
Prof. Dr. Guenadi Kravtsov - Universidade Russa de Humanidades - Rússia
Profª Dra. Elena Kravtsova - Universidade Russa de Humanidades - Rússia
Prof. Dr. Fernando Bárcena – Universidade Complutense de Madrid – Espanha
Prof. Dr. Fernando Hernandez – Universidade Barcelona – Espanha
Prof. Dr. Hubert Vincent – Université de Rouen – França
Profª Irina Periliguina - Universidade Russa de Humanidadees - Rússia
Prof. Dr. Jean Hébrard – École des Hautes Études en Sciences Sociales – França
Profª. Dra. Julie Delalande - Université Caén- França
Prof. Dr. Leonid Pergamenschik - Universidade Estatal de Pedagogia da Bielorússia - Bielorússia
Prof. Dr. Luciano Ponzio - Universidade de Salento
Prof. Dr. Manuel Sarmento – Universidade do Minho – Portugal
Profª. Dra.MaribelVergara Arboleda - Universidad de San Buenaventura - Colômbia
Prof. Dr. Michalis Kontopodis – Universidade de Roehampton – Inglaterra
Profª Dra. Margarida Louro Felgueiras – Universidade do Porto – Portugal
Profª Dra. Patricia Eliana Castillo Gallardo –Universidade Diego Portales – Chile
Profª Dra. Patricia Medina Melgarejo - Universidad Nacional Autónoma de México UNAM - México
Prof. Dr. Serguei Jerebtsov - Universidade de psicologia Francisk Skorina de Gomel - Bielorússia
Prof. Dr. Vladimir Sobkin - Instituto Federal de Educação da Academia de Ciências da Educação da Rússia - Rússia

Política de Ética e Integridade na pesquisa

A revista Educação em Foco adota os princípios e as diretrizes do CNPq e COPE (Committee on Publication Ethics) sobre a integridade e as condutas éticas que envolvem as publicações no Brasil e em outras nações. Os textos ao serem encaminhados para a submissão devem estar em acordo com as orientações descritas nesses órgãos. Detalhamentos disponíveis em:

CNPq

COPE

Presentación: Revista Educação em Foco (en Español)

La revista Educação em Foco es una publicación de la Facultad de Educación y del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Juiz de Fora (UFJF). Su objetivo es estimular y divulgar la producción científica en Educación, proponiendo la interlocución con instituciones locales, regionales, nacionales e internacionales y el mejoramiento de la calidad investigativa, frente a las crecientes exigencias del campo educativo en el país y en el mundo, abarcando sus diversas esferas, tiempos y espacios.

La revista publica artículos científicos inéditos, que resulten de investigaciones empíricas y revisiones sistematizadas de literatura, y ensayos (en lengua portuguesa, española y inglesa). El público al cual se dirige está formado por investigadores, educadores y profesores de la educación básica y de la enseñanza superior, estudiantes de grado y posgrado y grupos de estudio y investigación que destinan su interés a cuestiones educacionales, en sus mas variadas formas. A partir de 2021 comenzó a adoptar la modalidad de publicación Ahead of Print, en flujo continuo.

La revista esta clasificada por el Qualis – CAPES como B1 (en la evaluación de 2013-2016) y A4 (en la evaluación provisoria de 2019).

Introducing: Educação em Foco Journal (in English)

The Journal Educação em Foco is a publication of the College of Education and the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). Its mission is to stimulate and disseminate scientific production in the Education field, proposing knowledge interfaces between local, regional, national and international institutions. It also aims at qualifying research in Education, regarding the growing demands of educational issues in the country and in the world, covering its various spheres, historical moments and spaces.
 
The Journal publishes original scientific papers, resulting from empirical research and systematic reviews of literature, and essays (in Portuguese, Spanish and English). Having as target audience: researchers, teachers, professors, undergraduate and graduate students, as well as study and research groups, which focus is on educational issues in different ways. From 2021 the journal has adopted the ahead of print publishing mode, in continuous flow.
 
The Jornal is classified by Qualis – CAPES as B1 (2013/2016 – evaluation) and A4 (2019 – provisional evaluation).

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A revista Educação em Foco foi criada em 1995 por docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Inicialmente serviu de instrumento divulgador da produção dos seus núcleos de pesquisa, bem como do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Ampliando seu escopo, em anos posteriores, consolidou-se como periódico de divulgação científica das pesquisas em educação de diferentes instituições nacionais e internacionais. Os temas tratados nos artigos publicados na revista têm promovido intercâmbio com colaboradores de diversas instituições, que muito enriqueceram os núcleos de pesquisa e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF.

Circulando de forma impressa (desde 1995) e online (a partir de 2002), e apenas no formato online a partir de 2015, a missão deste periódico se ampliou ao longo dos anos, com modificações na periodicidade (de dois para três volumes por ano, e adotando o sistema Ahead of Print a partir de 2021) e no conselho científico nacional e internacional, propiciando sua qualificação como importante veículo de divulgação de pesquisas no campo da educação em um espaço acadêmico mais amplo, especialmente os de línguas portuguesa e espanhola, que são as de maior expressão nos artigos publicados.