PAULO FREIRE
UMA ONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36020Resumo
Neste artigo pretendemos investigar a obra de Paulo Freire para compreender suas colocações acerca da educação. Faremos uma análise em cinco partes: concepção geral da educação; diálogo, ontologia, história e ética. Esses cinco momentos, organizados por Freire de maneira orgânica e entrelaçados em sua obra serão analisados separadamente, mas sempre tentando colocá-los em relação de modo a compreender sua interação e sua constituição orgânica em um todo que nós chamamos de educação. Destacaremos, sempre que possível, as fontes teóricas empregadas por Freire na elaboração de suas problemáticas e de suas conclusões, no sentido de tornar mais claras e mais consistentes suas afirmações. Enfim, faremos quando possível um esforço para compreender as práticas das quais ele se nutre para pensar a educação libertadora que ele nos propõe. É mister lembrar, ao falar de (ou com) Freire, que suas teses são sustentadas pela experiência efetiva de educador popular, e que deste modo elas são efetivas e eficazes, e não somente especulativas ou utópicas. Por isso ele foi perseguido por aqueles que, entendendo sua genialidade e a eficiência de suas considerações, o perseguiram e o perseguem até hoje, após sua morte, felizmente sem ter sua capacidade de compreensão e sem poder apagar da face da Terra suas luminosas ideias.
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