PAULO FREIRE

UMA ONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36020

Resumo

Neste artigo pretendemos investigar a obra de Paulo Freire para compreender suas colocações acerca da educação. Faremos uma análise em cinco partes: concepção geral da educação; diálogo, ontologia, história e ética. Esses cinco momentos, organizados por Freire de maneira orgânica e entrelaçados em sua obra serão analisados separadamente, mas sempre tentando colocá-los em relação de modo a compreender sua interação e sua constituição orgânica em um todo que nós chamamos de educação. Destacaremos, sempre que possível, as fontes teóricas empregadas por Freire na elaboração de suas problemáticas e de suas conclusões, no sentido de tornar mais claras e mais consistentes suas afirmações. Enfim, faremos quando possível um esforço para compreender as práticas das quais ele se nutre para pensar a educação libertadora que ele nos propõe. É mister lembrar, ao falar de (ou com) Freire, que suas teses são sustentadas pela experiência efetiva de educador popular, e que deste modo elas são efetivas e eficazes, e não somente especulativas ou utópicas. Por isso ele foi perseguido por aqueles que, entendendo sua genialidade e a eficiência de suas considerações, o perseguiram e o perseguem até hoje, após sua morte, felizmente sem ter sua capacidade de compreensão e sem poder apagar da face da Terra suas luminosas ideias.

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Biografia do Autor

Aimberê Quintiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2008) e mestrado em Filosofia contemporânea pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Obteve dois diplomas de estudos aprofundados (DEA) sobre a mecânica quântica e a história das ciências, pelo Instituto de História das Ciências e técnicas da Universidade Paris 1 (IHS) e pela Universidade de Jussieu, Paris 7. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia contemporânea, fenomenologia, epistemologia, lógica, filosofia geral, infância, educação, ética, política. Atualmente participa do Núcleo de Estudos de Filosofia e Infância (NEFI), com Walter Omar Kohan, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realizou seu pós-doutorado sobre Educação e Democracia, e do Núcleo de Estudos em Filosofia, Poética e Educação (NEFPE), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde é atualmente Professor de Filosofia da Educação. Realiza três pesquisas conjuntas sob o título: Ontologias, Teorias do Conhecimento, subjetividade e intersubjetividades: a educação como construção de si e do mundo. Prepara atualmente um estudo amplo sobre a relação entre ética, política e educação.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Quintiliano, A. (2021). PAULO FREIRE: UMA ONTOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A ÉTICA. Educação Em Foco, 26(Especial 02), e26052. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2021.v26.36020