ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO CAMPO
EDUCAÇÃO FORMAL, INFORMAL E NÃO FORMAL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38764Resumo
Este artigo é decorrente de estudos sobre a Educação do Campo e discussões sobre a formação de professores, em busca da compreensão das manifestações da sabedoria popular produzidas pela educação formal, não formal e informal. O presente artigo teve por objetivo discutir os tipos de educação existentes, reforçando a importância da necessidade de formação de professores, que respeitem a Educação do Campo em seus aspectos políticos, históricos e culturais. Ao pesquisar sobre esse tema, surgiram as seguintes indagações: qual a importância de se formar professores para atenderem as peculiaridades da escola do campo através do desenvolvimento crítico-reflexivo e transformador? Quais tipos de educação participam na formação de cada ser humano? Assim, a partir da revisão bibliográfica, nos fundamentamos em trabalhos já realizados por estudiosos da área, tais como: Arroyo (2004), Brandão (1985), Caldart (2004), Costa (2003), Freire (1974), Ghedin (2012), Gohn (2006), Libâneo (2005), Molina (2006), Paro (2010), Vale (1992), entre outros; a fim de nos apropriarmos das concepções e conceitos já existentes. Esse estudo permitiu-nos compreender, que por meio da formação de professores se faz possível a superação das estruturas de exploração e opressão social, pois a partir do conhecimento sistematizado, somado aos saberes de vida dos sujeitos, é possível o desenvolvimento efetivo de uma racionalidade mais reflexiva, a qual tornam-se capazes de lutar pela transformação da realidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.