FAMÍLIAS, COMUNIDADE ESCOLAR, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS

PERSPECTIVAS SUBJETIVAS NUMA ESCOLA DAS INFÂNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44103

Resumo

Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e tem, como objetivo, compreender, na materialização de ações educativas, processos que revelem o valor da dimensão subjetiva no trabalho pedagógico de uma escola de Educação Infantil que atende crianças entre 4 e 6 anos, na periferia do Distrito Federal, possibilitando gerar inteligibilidades para o aprofundamento em questões que pertencem a um contexto educacional específico. O aporte teórico é a Teoria da Subjetividade, de González Rey, sendo, a Epistemología Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa, os alicerces da construção metodológica. O modelo teórico enunciou três eixos de inteligibilidades: 1) A relação entre a escola e as famílias; 2) A comunidade dos profissionais da escola; 3) A relação com a cultura local e a representatividade comunitária; que coadunam o entendimento de que a escola em questão possui características próprias associadas às práticas e cultura de sua comunidade, que afirmam a pertinência da construção de um trabalho pedagógico de qualidade socialmente referenciado.

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Biografia do Autor

Andreia dos Santos Gomes Vieira, SEEDF/ UnB

Professora da Educação Infantil da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (2000), Doutoranda em Educação - UnB (2022), Mestra em Educação - UnB (2019). Especialista em Gestão Educacional - UnB (2011). Especialista em Educação Infantil - UnB (2015). Especialista em Políticas Públicas, Infância, Juventude e Diversidade- UnB (2022). Licenciada em Pedagogia - Faculdade JK (2004). Experiência em Gestão, Coordenação Pedagógica e Docência na SEEDF. Componente da equipe técnica da Diretoria de Educação Infantil do Distrito Federal entre os anos de 2019 e 2022. Membra do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal. Integra o Grupo de Estudos e Trabalho "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia" que tem como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural da Subjetividade desenvolvida por González Rey.

Cristina Massot Madeira Coelho, UnB

Professora da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília, com atuação na graduação e orientação de trabalhos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE. Com formação interdisciplinar, doutorado em Psicologia (2004), mestrado em Lingüística (1988) ambos pela UnB e graduação em fonoaudiologia (1981), meu interesse está na relação Sujeito-Linguagem que ultrapassa o âmbito das disciplinas de minha formação. Pesquiso, atuo e publico, principalmente, com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, sujeito e subjetividade, formação de educadores, educação infantil desenvolvimento de linguagem, distúrbios de comunicação, educação inclusiva e desenvolvimento atípico. Como experiência administrativa ressalto os períodos de 2009 -2012 e 2017-2018, em que atuei como Coordenadora Pedagógica, na equipe do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. e de 2013-2015 em que assumi a Coordenação do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Coordenação do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Subjetividade, GPEIS.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Vieira, A. dos S. G. ., & Coelho, C. M. M. . (2024). FAMÍLIAS, COMUNIDADE ESCOLAR, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS: PERSPECTIVAS SUBJETIVAS NUMA ESCOLA DAS INFÂNCIAS. Educação Em Foco, 29(1), e29038. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44103

Edição

Seção

Artigos