FAMÍLIAS, COMUNIDADE ESCOLAR, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
PERSPECTIVAS SUBJETIVAS NUMA ESCOLA DAS INFÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44103Resumo
Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e tem, como objetivo, compreender, na materialização de ações educativas, processos que revelem o valor da dimensão subjetiva no trabalho pedagógico de uma escola de Educação Infantil que atende crianças entre 4 e 6 anos, na periferia do Distrito Federal, possibilitando gerar inteligibilidades para o aprofundamento em questões que pertencem a um contexto educacional específico. O aporte teórico é a Teoria da Subjetividade, de González Rey, sendo, a Epistemología Qualitativa e a Metodologia Construtivo-Interpretativa, os alicerces da construção metodológica. O modelo teórico enunciou três eixos de inteligibilidades: 1) A relação entre a escola e as famílias; 2) A comunidade dos profissionais da escola; 3) A relação com a cultura local e a representatividade comunitária; que coadunam o entendimento de que a escola em questão possui características próprias associadas às práticas e cultura de sua comunidade, que afirmam a pertinência da construção de um trabalho pedagógico de qualidade socialmente referenciado.
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