COMPREENSÃO DAS VIOLÊNCIAS ESCOLARES NA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Autores

Resumo

Compreende-se que as violências escolares são atitudes pressupostas de fenômenos determinados, como bullying e preconceito. Tais violências levam a danos morais e psicológicos nos sujeitos presentes na escola. Um fenômeno cultural que nos permite enxergar tais violências é o esporte a partir das aulas de Educação Física. Sendo assim, o prezado artigo dispõe como metodologia a revisão bibliográfica e usufrui do método dialético, tendo como objetivo principal compreender mecanismos de violência nas aulas de Educação Física a partir do processo de experiência com suporte metodológico em estudiosos da teoria crítica da sociedade, tais como Adorno (1995); Crochík (2015); Corrêa (2017) e pesquisadores que dialogam com a teoria e a educação. Assim sendo, ainda objetivamos caracterizar o bullying e o preconceito no contexto esportivo nas aulas de Educação Física e entender os mecanismos de violência e suas microrelações de poder; evidenciar a manipulação midiática acerca das violências no contexto educacional e defender a efetivação da Educação Inclusiva a partir do processo de experiência das subjetividades humanas, como caminhos a percorrer em direção ao processo de inclusão e integração no ambiente escolar, principalmente no que condiz às aulas de Educação Física. Por fim; apontaremos a experiência como um processo fundamental na luta e resistência contra as grandes e microviolências na instituição escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravelli Henrique de Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Trabalho Pedagógico na Educação Infantil (UEL). Especialista em Educação F. Inclusiva (UEL). Especialista em EaD e as Tecnologias Educacionais (UNOPAR), Especialista em Gênero e Sexualidade (FUTURA). Graduado em Educação Física - Licenciatura (Humanidades - UEL). É pesquisador do "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica" e GEPEI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Infância da UEL e administrador do projeto CRITinfância Reinventando novos sentidos para a Educação Infantil Descrição

Marta Regina Furlan, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2021). É Coordenadora do Projeto CRITinfância - Reinventando novos sentidos para a Educação Infantil, em que realiza ações que visam a reflexão crítica, pedagógica e da intencionalidade na educação infantil. É Líder do Grupo de Pesquisa "GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica". Atualmente é professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professora Associada do Departamento de Educação, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Projeto de Pesquisa: Sermiformação e Educação no contexto da sociedade danificada: para além do território demarcado. 

Marcela Regina Mafra, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Mestranda pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (UCESP). Pós graduada em Psicopedagogia (FAFIPA );  Fisica para o Novo Ensino Médio (UEL); Docência para o Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP). Membro do GEPEITC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica. 

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Souza, R. H. de, Furlan, M. R., & Mafra, M. R. (2023). COMPREENSÃO DAS VIOLÊNCIAS ESCOLARES NA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA. Educação Em Foco, 27(1), 27065. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/38704

Edição

Seção

Artigos