COMPREENSÃO DAS VIOLÊNCIAS ESCOLARES NA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38704Resumen
Compreende-se que as violências escolares são atitudes pressupostas de fenômenos determinados, como bullying e preconceito. Tais violências levam a danos morais e psicológicos nos sujeitos presentes na escola. Um fenômeno cultural que nos permite enxergar tais violências é o esporte a partir das aulas de Educação Física. Sendo assim, o prezado artigo dispõe como metodologia a revisão bibliográfica e usufrui do método dialético, tendo como objetivo principal compreender mecanismos de violência nas aulas de Educação Física a partir do processo de experiência com suporte metodológico em estudiosos da teoria crítica da sociedade, tais como Adorno (1995); Crochík (2015); Corrêa (2017) e pesquisadores que dialogam com a teoria e a educação. Assim sendo, ainda objetivamos caracterizar o bullying e o preconceito no contexto esportivo nas aulas de Educação Física e entender os mecanismos de violência e suas microrelações de poder; evidenciar a manipulação midiática acerca das violências no contexto educacional e defender a efetivação da Educação Inclusiva a partir do processo de experiência das subjetividades humanas, como caminhos a percorrer em direção ao processo de inclusão e integração no ambiente escolar, principalmente no que condiz às aulas de Educação Física. Por fim; apontaremos a experiência como um processo fundamental na luta e resistência contra as grandes e microviolências na instituição escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.