CONTEÚDO, FORMA E DESTINATÁRIO

A AÇÃO DOCENTE E A LITERATURA

Autores

  • Adrielly Rocateli Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Couto Guimarães Casagrande Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Miola Galvão Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Esta pesquisa investigou a ação docente de língua portuguesa do Ensino Fundamental II - (quatro docentes que atuam do 6º ao 9º ano) em relação à Leitura Literária, de modo a compreender o trabalho docente com a literatura em sala de aula nesses anos escolares e os desafios do trabalho com a Literatura em sala de aula. Defende-se a tese de que ações para a melhoria do ato de ler contribuem para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes, por isso a importância desse trabalho para a área da Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com ênfase nas categorias dialéticas conteúdo e forma embasados no Materialismo Histórico e Dialético. A metodologia consiste na aplicação de um questionário a todos os docentes de Língua Portuguesa que trabalham no período da manhã de uma instituição pública de ensino do norte do Paraná. Percebe-se nos docentes uma valorização da leitura, que, para a maioria dos pesquisados, é uma atividade que deve ser trabalhada desde a tenra idade no intuito de criar uma necessidade pela leitura. A pesquisa contribuiu para a desmistificação do trabalho docente com conteúdo e formas fixas para o aprendizado. As questões respondidas pelos docentes no questionário auxiliaram no repensar o conteúdo e a forma como o trabalho docente estava sendo trabalhado em sala de aula. Refletir acerca das próprias concepções em contraste com a prática atual de ensino pode contribuir com a melhoria das metodologias de ensino. Os docentes perceberam que é inviável trabalhar os mesmos conteúdos, das mesmas formas, pois encontram estudantes com necessidades de saberes distintos a cada ano escolar. Do mesmo modo que a sociedade se modifica, os conteúdos também precisam ser aperfeiçoados e a forma segue o atendimento das necessidades de trabalho com esse conteúdo. O professor precisa criar situações que despertem no aluno a necessidade pela leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrielly Rocateli, Universidade Estadual de Londrina

Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Linha de pesquisa: Docência: Saberes e Práticas. Bolsista do Programa de Demanda Social - CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (UNINGÁ). Graduada em Pedagogia pela UEL (2013-2017). Participação durante a graduação como bolsista, colaboradora e aluna de Iniciação Científica em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de leitura, formação do mediador de leitura e biblioteca escolar. Possui experiência nos estudos relacionados à Hora do Conto. Formação de Docentes em nível Médio na modalidade Normal (2009-2012). E-mail: adrielly@uel.br

Fernanda Couto Guimarães Casagrande, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Iguaçu (2016). Especialização em Educação Especial pela Faculdade São Brás (2017). Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2002) Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática pela Universidade Norte do Paraná (2003). Professora da educação básica desde 2002 e do ensino superior desde 2012. Atua no curso de Pedagogia do Inesul-Londrina e nos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Unifil.

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018-2021), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2015), pesquisa voltada para a Leitura na Educação Básica com foco na linha de Ação Docente Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina (2012), com Especialização em Gestão Escolar pela UNIVALE (2012); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e Especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Participou de grupos de Pesquisa: Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica e FOCO Formação continuada: implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural na prática docente e no desenvolvimento humano UEL, atualmente, é colaboradora no projeto de pesquisa intitulado: A leitura e sua relação conteúdo, forma e destinatário na educação básica, no intuito de apropriar-se de mais conhecimento acerca do assunto leitura e desenvolver ações na escola para a melhoria do ensino. Atua como gestora da instituição de ensino - COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BANDEIRA. E-mail para contato: rmgalvao2012letras@gmail.com.

 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com/sandrafranco@uel.br.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Como Citar

Rocateli, A., Casagrande, F. . C. G., Galvão, R. M., & Franco, S. A. P. (2022). CONTEÚDO, FORMA E DESTINATÁRIO: A AÇÃO DOCENTE E A LITERATURA . Educação Em Foco, 27(1), 27001. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/35730

Edição

Seção

Artigos