CONTENIDO, FORMA Y DESTINATARIO: LA ACCIÓN DOCENTE Y LA LITERATURA

A AÇÃO DOCENTE E A LITERATURA

Autores/as

  • Adrielly Rocateli Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Couto Guimarães Casagrande Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Miola Galvão Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35730

Resumen

Esta investigación investigó la acción de los profesores de lengua portuguesa de la Escuela Primaria II en relación con la Lectura Literaria, con el fin de comprender la realidad escolar y los desafíos del trabajo con la Literatura en el aula. Se defiende la tesis de que las acciones para mejorar el acto de leer contribuyen al desarrollo de las funciones psicológicas superiores de los estudiantes, por lo que la importancia de este trabajo para el área de Educación. Se trata de una investigación descriptiva, con énfasis en las categorías dialécticas contenido y forma. La metodología consiste en la aplicación del instrumento del cuestionario a todos los profesores de lengua portuguesa que trabajan en el período de la mañana de una institución educativa pública en el norte de Paraná. Se nota en los profesores un aprecio por la lectura, que, para la mayoría de los encuestados, es una actividad que debe trabajarse desde una edad temprana para crear la necesidad de leer. La investigación contribuyó a desmitificar la labor docente con contenidos y formas fijas para el aprendizaje. De la misma manera que la sociedad cambia, también hay que mejorar los contenidos y seguir la forma para satisfacer las necesidades de trabajar con estos contenidos. Además de las especificidades que implican el acto de leer por parte del sujeto, el profesor necesita crear situaciones que despierten en el alumno la necesidad de leer, así como trabajar el sentido y el significado de las palabras en diferentes discursos, para que el alumno pueda comprender que los signos lingüísticos pueden presentarse de forma diferente según el contexto.

Palabras clave: Contenido, Forma y Destinatario; Literatura; Materialismo Histórico Dialéctico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adrielly Rocateli, Universidade Estadual de Londrina

Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Linha de pesquisa: Docência: Saberes e Práticas. Bolsista do Programa de Demanda Social - CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (UNINGÁ). Graduada em Pedagogia pela UEL (2013-2017). Participação durante a graduação como bolsista, colaboradora e aluna de Iniciação Científica em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de leitura, formação do mediador de leitura e biblioteca escolar. Possui experiência nos estudos relacionados à Hora do Conto. Formação de Docentes em nível Médio na modalidade Normal (2009-2012). E-mail: adrielly@uel.br

Fernanda Couto Guimarães Casagrande, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Iguaçu (2016). Especialização em Educação Especial pela Faculdade São Brás (2017). Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2002) Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática pela Universidade Norte do Paraná (2003). Professora da educação básica desde 2002 e do ensino superior desde 2012. Atua no curso de Pedagogia do Inesul-Londrina e nos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Unifil.

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018-2021), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2015), pesquisa voltada para a Leitura na Educação Básica com foco na linha de Ação Docente Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina (2012), com Especialização em Gestão Escolar pela UNIVALE (2012); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e Especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Participou de grupos de Pesquisa: Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica e FOCO Formação continuada: implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural na prática docente e no desenvolvimento humano UEL, atualmente, é colaboradora no projeto de pesquisa intitulado: A leitura e sua relação conteúdo, forma e destinatário na educação básica, no intuito de apropriar-se de mais conhecimento acerca do assunto leitura e desenvolver ações na escola para a melhoria do ensino. Atua como gestora da instituição de ensino - COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BANDEIRA. E-mail para contato: rmgalvao2012letras@gmail.com.

 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com/sandrafranco@uel.br.

Publicado

2022-03-15

Cómo citar

Rocateli, A., Casagrande, F. . C. G., Galvão, R. M., & Franco, S. A. P. (2022). CONTENIDO, FORMA Y DESTINATARIO: LA ACCIÓN DOCENTE Y LA LITERATURA: A AÇÃO DOCENTE E A LITERATURA . Educação Em Foco, 27(1), 27001. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35730