CONTENT, FORM, AND RECIPIENT

THE TEACHING ACTION AND LITERATURE

Authors

  • Adrielly Rocateli Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Couto Guimarães Casagrande Universidade Estadual de Londrina
  • Rosangela Miola Galvão Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35730

Abstract

This research investigated the action of Portuguese language teachers at Elementary School II - (four teachers who work from 6th to 9th grade) in relation to Literary Reading, to understand the teaching work with literature in the classroom in these school years and the challenges of working with Literature in the classroom. It is defended the thesis that actions to improve the act of reading contribute to the development of students' higher psychological functions, thus the importance of this work for the area of Education. This is descriptive research, with emphasis on the dialectical categories content and form based on the Historical and Dialectical Materialism. The methodology consists in the application of a questionnaire to all the Portuguese Language teachers who work in the morning period of a public teaching institution in the north of Paraná. For most of those surveyed, reading is an activity that should be taught from an early age to create a need for reading. The research contributed to demystifying the teaching work with fixed content and forms for learning. The questions answered by the teachers in the questionnaire helped them to rethink the content and the way the teaching work was being done in the classroom. Reflecting on one's own conceptions in contrast with the current teaching practice can contribute to the improvement of teaching methodologies. The teachers realized that it is unfeasible to work with the same content in the same ways, because they find students with different knowledge needs in each grade. In the same way that society changes, the contents also need to be improved, and the form follows to meet the needs of working with this content. The teacher needs to create situations that awaken in the student the need to read.

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Author Biographies

Adrielly Rocateli, Universidade Estadual de Londrina

Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Linha de pesquisa: Docência: Saberes e Práticas. Bolsista do Programa de Demanda Social - CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar (UNINGÁ). Graduada em Pedagogia pela UEL (2013-2017). Participação durante a graduação como bolsista, colaboradora e aluna de Iniciação Científica em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de leitura, formação do mediador de leitura e biblioteca escolar. Possui experiência nos estudos relacionados à Hora do Conto. Formação de Docentes em nível Médio na modalidade Normal (2009-2012). E-mail: adrielly@uel.br

Fernanda Couto Guimarães Casagrande, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Iguaçu (2016). Especialização em Educação Especial pela Faculdade São Brás (2017). Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2002) Especialização em Língua Portuguesa Teoria e Prática pela Universidade Norte do Paraná (2003). Professora da educação básica desde 2002 e do ensino superior desde 2012. Atua no curso de Pedagogia do Inesul-Londrina e nos cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Unifil.

Rosangela Miola Galvão, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Londrina (2018-2021), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2015), pesquisa voltada para a Leitura na Educação Básica com foco na linha de Ação Docente Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina (2012), com Especialização em Gestão Escolar pela UNIVALE (2012); Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e Especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Participou de grupos de Pesquisa: Leitura e Educação: práticas pedagógicas no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica e FOCO Formação continuada: implicações do Materialismo Histórico e Dialético e da Teoria Histórico-Cultural na prática docente e no desenvolvimento humano UEL, atualmente, é colaboradora no projeto de pesquisa intitulado: A leitura e sua relação conteúdo, forma e destinatário na educação básica, no intuito de apropriar-se de mais conhecimento acerca do assunto leitura e desenvolver ações na escola para a melhoria do ensino. Atua como gestora da instituição de ensino - COLÉGIO ESTADUAL MANUEL BANDEIRA. E-mail para contato: rmgalvao2012letras@gmail.com.

 

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Leitura e Educação. leitura, ato de ler, ensino e aprendizagem, literatura, planejamento e teorias pedagógicas. O Doutorado em Letras na UEL foi centrado nos Estudos Literários, Linha de Pesquisa Cânones, Idéias e Lugares. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura e Educação: práticas pedagógicas na perspectiva da Pedagogia HIstórico-Crítica. Faz parte do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de leitura e Escrita: apropriação e objetivação da UNESP - Campus Marília - SP e do projeto PROCAD 2014. Foi professora QPM de Língua Portuguesa até 2010 e PDE- 2007. É professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. É coordenadora do Projeto OBEDUC: A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a prática pedagógica na Universidade Estadual de Londrina e bolsista OBEDUC e coordenadora do projeto A leitura e a sua relação conteúdo, forma e destinatário na Educação Básica. E-mail: sandrafranco26@hotmail.com/sandrafranco@uel.br.

Published

2022-03-15

How to Cite

Rocateli, A., Casagrande, F. . C. G., Galvão, R. M., & Franco, S. A. P. (2022). CONTENT, FORM, AND RECIPIENT: THE TEACHING ACTION AND LITERATURE. Educação Em Foco, 27(1), 27001. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35730