ALFABETIZAÇÃO EM PORTUGUÊS DE PESSOAS SURDAS SINALIZANTES DA LIBRAS
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47360Resumen
A alfabetização de pessoas surdas sinalizantes da Libras é um tema de extrema relevância, já que, para as crianças com surdez severa e profunda, aprender o português escrito implica aprender uma nova língua e se apropriar de um sistema de escrita alfabética sem acesso auditivo ao português falado. Considerando tais questões, neste artigo, apresenta-se uma revisão bibliográfica de teses e dissertações, desenvolvidas entre os anos de 2002 e 2021, acerca da alfabetização de pessoas surdas sinalizantes da Libras, com o objetivo de compreender como se dá seu processo de alfabetização e quais as implicações para o ensino do português escrito para esses estudantes. A coleta de dados foi feita na plataforma de Dados Abertos Capes por meio da combinação de descritores de 3 grupos: (i) surdo, surd-, surdez ou deficiente auditivo; (ii) Libras, língua de sinais ou língua brasileira de sinais; (iii) bilinguismo e educação bilíngue. Foram encontradas 18 dissertações e 4 teses sobre o tema, cujos resumos foram analisados. Os resultados dos trabalhos apontam importantes questões, tais como: (i) as particularidades do processo de alfabetização de pessoas surdas relacionadas à natureza fonográfica da escrita e à condição da surdez; (ii) a mediação da língua de sinais no processo de alfabetização e a proposta de educação bilíngue; (iii) os métodos de alfabetização e questões metodológicas gerais; (iv) a formação de professores; (v) a inclusão de surdos em escolas comuns; entre outros. Examinando tais questões, esta revisão busca contribuir com uma compreensão mais aprofundada das experiências de alfabetização de surdos sinalizantes da Libras e oferecer contribuições para educadores e pesquisadores da área.
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