ALFABETIZAÇÃO EM PORTUGUÊS DE PESSOAS SURDAS SINALIZANTES DA LIBRAS

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47360

Resumo

A alfabetização de pessoas surdas sinalizantes da Libras é um tema de extrema relevância, já que, para as crianças com surdez severa e profunda, aprender o português escrito implica aprender uma nova língua e se apropriar de um sistema de escrita alfabética sem acesso auditivo ao português falado. Considerando tais questões, neste artigo, apresenta-se uma revisão bibliográfica de teses e dissertações, desenvolvidas entre os anos de 2002 e 2021, acerca da alfabetização de pessoas surdas sinalizantes da Libras, com o objetivo de compreender como se dá seu processo de alfabetização e quais as implicações para o ensino do português escrito para esses estudantes.  A coleta de dados foi feita na plataforma de Dados Abertos Capes por meio da combinação de descritores de 3 grupos: (i) surdo, surd-, surdez ou deficiente auditivo; (ii) Libras, língua de sinais ou língua brasileira de sinais; (iii) bilinguismo e educação bilíngue. Foram encontradas 18 dissertações e 4 teses sobre o tema, cujos resumos foram analisados. Os resultados dos trabalhos apontam importantes questões, tais como: (i) as particularidades do processo de alfabetização de pessoas surdas relacionadas à natureza fonográfica da escrita e à condição da surdez; (ii) a mediação da língua de sinais no processo de alfabetização e a proposta de educação bilíngue; (iii) os métodos de alfabetização e questões metodológicas gerais; (iv) a formação de professores; (v) a inclusão de surdos em escolas comuns; entre outros. Examinando tais questões, esta revisão busca contribuir com uma compreensão mais aprofundada das experiências de alfabetização de surdos sinalizantes da Libras e oferecer contribuições para educadores e pesquisadores da área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselli Mara da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2018), mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2010) e graduada em Letras/ Licenciatura em Português (2004) pela FALE-UFMG. Desde 2004, trabalha na área de Libras e educação de surdos, tendo sido professora de português como segunda língua para surdos no Ensino Fundamental e formadora em cursos para professores e intérpretes no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/SEE-MG). Atualmente é professora adjunta da FALE-UFMG nos cursos de Letras e de Letras-Libras, bem como no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN). É membro pesquisador do Laboratório de Psicolinguística e do Núcleo de Estudos em Libras, Surdez e Bilinguismo (NELiS), ambos da FALE-UFMG. Tem experiência em Linguística e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: bilinguismo dos surdos, bilinguismo intermodal e processamento da linguagem, letramento e ensino de português como segunda língua para surdos.

Natalie da Silva Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

É graduada em Pedagogia e pós-graduada em Neurociência e Educação. Atualmente cursa especialização  em Docência do Ensino Superior de Libras e graduação em Letras-Libras. Atua como Analista Educacional na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, Alfabetização, Supervisão Pedagógica, Educação Especial Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos.

Jordânia Ribeiro Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Jordânia Reis é revisora textual na Faculdade Atenas. Graduou-se em Letras, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no segundo semestre de 2023. Seu campo de interesse abrange revisão textual, gramática, pragmática e linguística. 

Downloads

Publicado

2025-07-06

Como Citar

Silva, G. M. da ., Guimarães, N. da S., & Reis, J. R. (2025). ALFABETIZAÇÃO EM PORTUGUÊS DE PESSOAS SURDAS SINALIZANTES DA LIBRAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Educação Em Foco, 30(1), e30036. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2025.v30.47360

Edição

Seção

Artigos