UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44626

Resumen

O ingresso na Educação Superior é repleto de desafios em relação ao processo de transição e adaptação ao âmbito acadêmico, especialmente daqueles com deficiência. Este artigo objetivou analisar a inclusão de universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em instituições de Educação Superior, no Brasil, considerando o ano, a área de publicação, o foco de interesse, a metodologia utilizada e os principais resultados. Trata-se de uma revisão sistemática nas bases da CAPES, SciELO e BVS, com associações de alguns descritores, como "inclusão; ensino superior; transtorno do espectro autista" e "inclusão; universidade; autismo". Dos 225 artigos encontrados, sete foram elegíveis. Os resultados mostram poucos estudos recentes, qualitativos, focados em discentes com TEA. Foram identificados desafios nas relações interpessoais, ajustes acadêmicos e sociais, prejuízos socioemocionais e invisibilidade desses discentes. No entanto, conclui-se que mais pesquisas são necessárias para entender as implicações da inclusão e desenvolver estratégias eficazes na Educação Superior, as quais demandam urgência de resolução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha, Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - GIEPAHS e do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).

Publicado

2024-09-18

Cómo citar

Santos, C. E. M. dos, & Pedro, K. M. . (2024). UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Em Foco, 29(1), e29043. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44626