UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44626Resumen
O ingresso na Educação Superior é repleto de desafios em relação ao processo de transição e adaptação ao âmbito acadêmico, especialmente daqueles com deficiência. Este artigo objetivou analisar a inclusão de universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em instituições de Educação Superior, no Brasil, considerando o ano, a área de publicação, o foco de interesse, a metodologia utilizada e os principais resultados. Trata-se de uma revisão sistemática nas bases da CAPES, SciELO e BVS, com associações de alguns descritores, como "inclusão; ensino superior; transtorno do espectro autista" e "inclusão; universidade; autismo". Dos 225 artigos encontrados, sete foram elegíveis. Os resultados mostram poucos estudos recentes, qualitativos, focados em discentes com TEA. Foram identificados desafios nas relações interpessoais, ajustes acadêmicos e sociais, prejuízos socioemocionais e invisibilidade desses discentes. No entanto, conclui-se que mais pesquisas são necessárias para entender as implicações da inclusão e desenvolver estratégias eficazes na Educação Superior, as quais demandam urgência de resolução.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à revista Educação em Foco e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação em Foco: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação em Foco redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.