UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44626

Resumo

O ingresso na Educação Superior é repleto de desafios em relação ao processo de transição e adaptação ao âmbito acadêmico, especialmente daqueles com deficiência. Este artigo objetivou analisar a inclusão de universitários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em instituições de Educação Superior, no Brasil, considerando o ano, a área de publicação, o foco de interesse, a metodologia utilizada e os principais resultados. Trata-se de uma revisão sistemática nas bases da CAPES, SciELO e BVS, com associações de alguns descritores, como "inclusão; ensino superior; transtorno do espectro autista" e "inclusão; universidade; autismo". Dos 225 artigos encontrados, sete foram elegíveis. Os resultados mostram poucos estudos recentes, qualitativos, focados em discentes com TEA. Foram identificados desafios nas relações interpessoais, ajustes acadêmicos e sociais, prejuízos socioemocionais e invisibilidade desses discentes. No entanto, conclui-se que mais pesquisas são necessárias para entender as implicações da inclusão e desenvolver estratégias eficazes na Educação Superior, as quais demandam urgência de resolução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ketilin Mayra Pedro, Universidade Federal de São Carlos

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha, Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação. Vice-líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação - GIEPAHS e do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento" (LaTeDIP).

Downloads

Publicado

2024-09-18

Como Citar

Santos, C. E. M. dos, & Pedro, K. M. . (2024). UNIVERSITÁRIOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Educação Em Foco, 29(1), e29043. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44626

Edição

Seção

Artigos