CULTURA DO ESTUPRO
CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE DOCENTES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44018Resumen
Este artigo tem por objetivo apontar sentidos sobre cultura do estupro entre estudantes de cursos de graduação (licenciatura) e pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná. Esta cultura é compreendida como fortemente enraizada nos discursos que sustentam a desigualdade de gênero. Assim, foram acessados e analisados alguns discursos, constituídos por meio de entrevistas e postagens em rede social, considerando a importância teórico-metodológica da Análise de Discurso de vertente franco-brasileira nesse processo. Percebe-se que esses discursos se constituem entre a estabilização e o deslizamento, produzindo efeitos de sentido diversos, como sentidos de silenciamento, de culpabilização, de estruturação das relações de poder, de objetificação dos corpos e de resistência. Compreender como circulam os sentidos em instituições como as de Ensino Superior favorece um tensionamento necessário, que catalisa ações coletivas institucionalizadas em prol de uma ressignificação do conjunto de relações que estruturam e fortalecem a cultura do estupro em nossa sociedade.
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