CULTURA DO ESTUPRO

CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE DOCENTES EM FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44018

Resumen

Este artigo tem por objetivo apontar sentidos sobre cultura do estupro entre estudantes de cursos de graduação (licenciatura) e pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná. Esta cultura é compreendida como fortemente enraizada nos discursos que sustentam a desigualdade de gênero. Assim, foram acessados e analisados alguns discursos, constituídos por meio de entrevistas e postagens em rede social, considerando a importância teórico-metodológica da Análise de Discurso de vertente franco-brasileira nesse processo. Percebe-se que esses discursos se constituem entre a estabilização e o deslizamento, produzindo efeitos de sentido diversos, como sentidos de silenciamento, de culpabilização, de estruturação das relações de poder, de objetificação dos corpos e de resistência. Compreender como circulam os sentidos em instituições como as de Ensino Superior favorece um tensionamento necessário, que catalisa ações coletivas institucionalizadas em prol de uma ressignificação do conjunto de relações que estruturam e fortalecem a cultura do estupro em nossa sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ayrton Izaias de Oliveira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) e mestrado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente doutorando em educação pela mesma instituição. Atuacomo professor da rede estarual de ensino do estado do Paraná.

Patricia Barbosa Pereira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação.

Publicado

2024-09-02

Cómo citar

Oliveira, A. I. de, & Pereira, P. B. (2024). CULTURA DO ESTUPRO: CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE DOCENTES EM FORMAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29037. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44018