CULTURA DO ESTUPRO

CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE DOCENTES EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44018

Resumo

Este artigo tem por objetivo apontar sentidos sobre cultura do estupro entre estudantes de cursos de graduação (licenciatura) e pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado do Paraná. Esta cultura é compreendida como fortemente enraizada nos discursos que sustentam a desigualdade de gênero. Assim, foram acessados e analisados alguns discursos, constituídos por meio de entrevistas e postagens em rede social, considerando a importância teórico-metodológica da Análise de Discurso de vertente franco-brasileira nesse processo. Percebe-se que esses discursos se constituem entre a estabilização e o deslizamento, produzindo efeitos de sentido diversos, como sentidos de silenciamento, de culpabilização, de estruturação das relações de poder, de objetificação dos corpos e de resistência. Compreender como circulam os sentidos em instituições como as de Ensino Superior favorece um tensionamento necessário, que catalisa ações coletivas institucionalizadas em prol de uma ressignificação do conjunto de relações que estruturam e fortalecem a cultura do estupro em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayrton Izaias de Oliveira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (licenciatura) e mestrado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente doutorando em educação pela mesma instituição. Atuacomo professor da rede estarual de ensino do estado do Paraná.

Patricia Barbosa Pereira, UFPR

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), mestrado e doutorado em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora Adjunta na Universidade Federal do Paraná, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino - Setor de Educação.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Oliveira, A. I. de, & Pereira, P. B. (2024). CULTURA DO ESTUPRO: CIRCULAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE DOCENTES EM FORMAÇÃO. Educação Em Foco, 29(1), e29037. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2024.v29.44018

Edição

Seção

Artigos