LINGUAGEM LÚDICA E ENSINO DE VALORES ÉTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40774Resumen
O presente estudo propõe refletir sobre a linguagem lúdica e o ensino dos valores éticos na Educação Infantil. Tem como objetivo investigar o papel da linguagem lúdica para o desenvolvimento de valores éticos entre os alunos dessa primeira etapa do ensino básico escolar. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, com a finalidade de dialogar com pesquisas existentes relacionadas à temática proposta. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com a análise de artigos científicos publicados entre 2017 a 2022, buscados nas seguintes bases de dados eletrônicas: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). A fundamentação teórica está ancorada em Angotti (2008), DeVries e Zan (1998), Maluf (2003), Serrano (2002), entre outros autores que colaboraram para as discussões. A análise dos dados foi feita a partir dos artigos selecionados, com base em aportes teóricos sobre a temática, como também a partir dos conhecimentos acadêmicos e senso crítico dos autores desta revisão. Os resultados do estudo apontaram a importância do lúdico no cotidiano da criança, enfatizando a sua colaboração para a formação ética e humana desde a Educação Infantil. Sendo assim, percebemos a relevância do professor desenvolver a ludicidade articulada ao ensino de valores, para propiciar às crianças o aprendizado e a formação de atitudes éticas, a fim de constituir uma sociedade com uma convivência mais humanizada.
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