LINGUAGEM LÚDICA E ENSINO DE VALORES ÉTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40774

Resumen

O presente estudo propõe refletir sobre a linguagem lúdica e o ensino dos valores éticos na Educação Infantil. Tem como objetivo investigar o papel da linguagem lúdica para o desenvolvimento de valores éticos entre os alunos dessa primeira etapa do ensino básico escolar. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, com a finalidade de dialogar com pesquisas existentes relacionadas à temática proposta. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, com a análise de artigos científicos publicados entre 2017 a 2022, buscados nas seguintes bases de dados eletrônicas: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Google Acadêmico e Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). A fundamentação teórica está ancorada em Angotti (2008), DeVries e Zan (1998), Maluf (2003), Serrano (2002), entre outros autores que colaboraram para as discussões. A análise dos dados foi feita a partir dos artigos selecionados, com base em aportes teóricos sobre a temática, como também a partir dos conhecimentos acadêmicos e senso crítico dos autores desta revisão. Os resultados do estudo apontaram a importância do lúdico no cotidiano da criança, enfatizando a sua colaboração para a formação ética e humana desde a Educação Infantil. Sendo assim, percebemos a relevância do professor desenvolver a ludicidade articulada ao ensino de valores, para propiciar às crianças o aprendizado e a formação de atitudes éticas, a fim de constituir uma sociedade com uma convivência mais humanizada.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Almeida Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Integrada do Brasil (2016). Mestranda em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da Educação Básica vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação.

Francisco Fernandes Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Especialista em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes (2018). Mestrando em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de música da Escola Armorial de Música. Membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Educação.

Maria Ione da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (2019). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Membro dos grupos de pesquisas Educação Física Sociedade e Saúde e do Núcleo de Estudos em Educação.

Publicado

2023-11-24

Cómo citar

Rêgo, M. do S. A., Fernandes Oliveira, F., & Silva, M. I. da. (2023). LINGUAGEM LÚDICA E ENSINO DE VALORES ÉTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Em Foco, 28(1), e28050. https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.40774