IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Angélica Maria Teodoro Cunha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.
  • Aletéia Cristina Bergamin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.
  • Denise Rocha Belfort Arantes-Brero Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.
  • Raissa Viviani Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.
  • Victor Alexandre Barreto da Cunha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.
  • Eliana Marques Zanata Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida numa parceria entre uma universidade pública e o Ministério Público. A entrada de alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE) na escola representou a necessidade de mudanças que pudessem acolher as diferenças. Este trabalho objetivou analisar se o Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das escolas contempla o atendimento dos alunos público-alvo da educação especial em uma perspectiva inclusiva. Foi realizada uma análise documental dos PPP de cinco escolas selecionadas aleatoriamente. Os dados foram coletados por meio de um roteiro e demonstram que as escolas não descrevem as estratégias e recursos necessários à plena inclusão escolar. Conclui-se que os PPP não contemplam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos PAEE nem refletem o preconizado pela legislação vigente.

Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Projeto Político Pedagógico.

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Biografia do Autor

Angélica Maria Teodoro Cunha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru.

Aletéia Cristina Bergamin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Mestranda em Docência para Educação Básica na Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru.

Denise Rocha Belfort Arantes-Brero, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru.

Raissa Viviani Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru.

Victor Alexandre Barreto da Cunha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Faculdade de Ciências da Unesp/Bauru.

Eliana Marques Zanata, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Bauru.

Professora Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2021-08-04

Edição

Seção

Artigos