DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO

O QUE DIZEM OS PROFESSORES

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar, a partir da perspectiva dos professores do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual gaúcha, quais os desafios para a implementação do currículo do novo Ensino Médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa desenvolvida por meio de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado, dividido em dois blocos, sendo o primeiro de perfil dos respondentes e, o segundo, composto de questões abertas sobre a percepção dos professores em relação ao novo Ensino Médio. A leitura dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, identificou-se que os principais desafios enfrentados pelos respondentes foram a falta de material didático, a falta de formação ou preparo adequado ao novo Ensino Médio, dificuldade em aprofundar os conteúdos devido à falta de conhecimentos básicos dos estudantes, trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula e adequar os conteúdos às tecnologias e ao modo de aprendizado dos estudantes afetados pela pandemia. Conclui-se que este novo modelo de ensino carece de adequação às reais necessidades tanto dos estudantes quanto dos professores. Os aspectos identificados neste estudo que mais requerem atenção são a disponibilização de formação adequada aos professores e material didático de apoio satisfatório, por serem apontados como os principais desafios enfrentados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Silva da Silva, Prefeitura de Tupanciretã

Administradora. Graduada em Formação Pedagógica para não Licenciados. Mestre em Administração pela UFSM.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999), Especialização em Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Especialização em Teorias e Metodologias da Educação pela UNOCHAPECÓ (2005), Especialização em Docência no Ensino Superior pela UNOCHAPECÓ (2008), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Inovações Pedagógicas, Saberes Docentes e Educação a Distância. É Pós-Doutora em Educação pela UFRGS onde estudou os saberes docentes dos professores do Sistema Rede E-TEC Brasil.

Marizete Bortolanza Spessatto, INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia (2010). Mestre em Linguística pela UFSC (2001). É professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Estágio de Pós-Doutoramento junto à Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, na linha de pesquisa Pesquisa Políticas Educacionais, Ensino e Formação (PNPD/CAPES).

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Silva, T. S. da, Pasqualli, R., & Spessatto, M. B. (2023). DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES. Educação Em Foco, 28(1), e28007. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/39210

Edição

Seção

Artigos