COMPREENSÃO DAS VIOLÊNCIAS ESCOLARES NA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.38704Resumo
Compreende-se que as violências escolares são atitudes pressupostas de fenômenos determinados, como bullying e preconceito. Tais violências levam a danos morais e psicológicos nos sujeitos presentes na escola. Um fenômeno cultural que nos permite enxergar tais violências é o esporte a partir das aulas de Educação Física. Sendo assim, o prezado artigo dispõe como metodologia a revisão bibliográfica e usufrui do método dialético, tendo como objetivo principal compreender mecanismos de violência nas aulas de Educação Física a partir do processo de experiência com suporte metodológico em estudiosos da teoria crítica da sociedade, tais como Adorno (1995); Crochík (2015); Corrêa (2017) e pesquisadores que dialogam com a teoria e a educação. Assim sendo, ainda objetivamos caracterizar o bullying e o preconceito no contexto esportivo nas aulas de Educação Física e entender os mecanismos de violência e suas microrelações de poder; evidenciar a manipulação midiática acerca das violências no contexto educacional e defender a efetivação da Educação Inclusiva a partir do processo de experiência das subjetividades humanas, como caminhos a percorrer em direção ao processo de inclusão e integração no ambiente escolar, principalmente no que condiz às aulas de Educação Física. Por fim; apontaremos a experiência como um processo fundamental na luta e resistência contra as grandes e microviolências na instituição escolar.
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