CONTEÚDO, FORMA E DESTINATÁRIO
A AÇÃO DOCENTE E A LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2447-5246.2022.v27.35730Resumo
Esta pesquisa investigou a ação docente de língua portuguesa do Ensino Fundamental II - (quatro docentes que atuam do 6º ao 9º ano) em relação à Leitura Literária, de modo a compreender o trabalho docente com a literatura em sala de aula nesses anos escolares e os desafios do trabalho com a Literatura em sala de aula. Defende-se a tese de que ações para a melhoria do ato de ler contribuem para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores dos estudantes, por isso a importância desse trabalho para a área da Educação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com ênfase nas categorias dialéticas conteúdo e forma embasados no Materialismo Histórico e Dialético. A metodologia consiste na aplicação de um questionário a todos os docentes de Língua Portuguesa que trabalham no período da manhã de uma instituição pública de ensino do norte do Paraná. Percebe-se nos docentes uma valorização da leitura, que, para a maioria dos pesquisados, é uma atividade que deve ser trabalhada desde a tenra idade no intuito de criar uma necessidade pela leitura. A pesquisa contribuiu para a desmistificação do trabalho docente com conteúdo e formas fixas para o aprendizado. As questões respondidas pelos docentes no questionário auxiliaram no repensar o conteúdo e a forma como o trabalho docente estava sendo trabalhado em sala de aula. Refletir acerca das próprias concepções em contraste com a prática atual de ensino pode contribuir com a melhoria das metodologias de ensino. Os docentes perceberam que é inviável trabalhar os mesmos conteúdos, das mesmas formas, pois encontram estudantes com necessidades de saberes distintos a cada ano escolar. Do mesmo modo que a sociedade se modifica, os conteúdos também precisam ser aperfeiçoados e a forma segue o atendimento das necessidades de trabalho com esse conteúdo. O professor precisa criar situações que despertem no aluno a necessidade pela leitura.
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