TWITTER SOCIAL MEDIA AUS
COMO AS FANFICS ESTÃO RECRIANDO REDES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2025.v18.49564Palavras-chave:
fanfiction, literatura interativa, multimídia, redes sociais, TwitterResumo
Fanfiction, um produto da cultura de fandom que se acredita ter começado na década de 1960 com Star Trek, é um tipo de literatura que está progressivamente entrando nas discussões acadêmicas. Este artigo opta por focar em um tipo especial de fanfic, as Social Media AUs, que são fanfics ambientadas e contadas através do formato de redes sociais. A primeira parte da análise mostra como esse tipo de fanfic estava sendo produzido nos espaços de fanfic mais tradicionais – arquivos virtuais como FanFiction.Net e Archive Of Our Own (AO3) – e como as escritoras escolheram representar a interação em redes sociais. A segunda parte discute a mudança desses arquivos para o Twitter (X) e analisa aspectos que diferenciam as Social Media AUs produzidas no aplicativo: uso de imagens, recriação de formatos de mídia social, praticidade na leitura, ferramentas interativas e abordagem multimídia. Para isso, exemplos reais de fanfics do AO3 e do Twitter são usados e autoras como Derecho (2006) e Vargas (2005) são trazidas para aprofundar a análise. Os resultados mostram que as mídias sociais estão influenciando novas formas de contar histórias e que há um interesse significativo em histórias contadas inteiramente no formato de redes sociais.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen J. Cybertext: Perspectives on Ergodic Literature. Johns Hopkins University Press, 1997.
DERECHO, Abigail. Archontic Literature: A Definition, a History, and Several Theories of Fan Fiction. In: HELLEKSON, Karen; BUSSE, Kristina (Ed). Fan Fiction and Fan Communities in the Age of the Internet. Jefferson nc: McFarland, 2006.
FILMFICS. The Silent One. X, 2020. Available at:
https://x.com/filmfics/status/1254863020938969089. Retrieved July 10, 2025.
FLIRTAUS. Outcast. X, 2020. Available at: https://x.com/flirtaus/status/1312782994869039106?cxt=HHwWhMC9xbXL-LckAAAA. Retrieved July 13, 2025.
GRANTEARES. blowing up my phone. Archive Of Our Own, 2017. Available at: https://archiveofourown.org/works/9648785. Retrieved June 25, 2025.
IDEKMAN. technical difficulties. Archive Of Our Own, 2014. Available at: https://archiveofourown.org/works/1779256/chapters/3810535. Retrieved June 24, 2025.
KELLEY, Caitlin. BTS Horror Fanfic ‘Outcast’ Goes Viral on Twitter Thanks to ARMYs. Billboard Music News, 2018. Available at: https://www.billboard.com/music/music-news/bts-outcast-horror-fanfic-twitter-8094300/. Retrieved July 12, 2025.
LAM, Vivian. Fans on Twitter Are Creating a New Kind of Story You’ve Never Seen Before. Electric Literature, 2021. Available at: https://electricliterature.com/fans-on-twitter-are-creating-a-new-kind-of-story-youve-never-seen-before/. Retrieved on July 22, 2025.
MARSWITHGHOSTS. if this isn’t nice, i don't know what is. Archive Of Our Own, 2017. Available at: https://archiveofourown.org/works/9143275/chapters/20773522. Retrieved June 28, 2025.
MEOWJIMI. jikook/kookmin au where youtuber jimin copies idol jungkook’s instagram posts. X, 2019. Available at: https://x.com/meowjimi/status/1122359017756430337. Retrieved July 18, 2025.
PADRÃO, Márcio. Ascensão de uma Subcultura Literária: Ensaio sobre a fanfiction como objeto de comunicação e sociabilização. Pernambuco, UFPE, 2007.
ROSENFELD, Michael. REUBEN, Thomas. FALCON, Maja. How Couples Meet and Stay Together. Stanford, CA: Stanford University Libraries, 2018.
RYAN, M. Will New Media Produce New Narratives? In: RYAN, M. Narrative Across Media: The Languages of Storytelling. Nebraska: University of Nebraska Press, 2004.
VARGAS, Maria Lucia Bandeira. O fenômeno fanfiction: novas leituras e escrituras em meio eletrônico. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marina Krebs Vanazzi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









