PODCAST CONTA PRA MIM? NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2023.v16.42350Palabras clave:
Educação infantil, leitura literária, podcast Conta pra mim?, recursos digitaisResumen
Este trabalho trata de um estudo acerca de contribuições da tecnologia digital, mais especialmente do canal de podcast Conta pra mim?, para a promoção de leitura literária na Educação Infantil. Tal questão se justifica em razão do contexto em que estão inseridas as crianças dessa faixa etária, posto que, como nativos digitais, novos suportes e formatos, em que circulam os textos literários, como o podcast, fazem parte do seu cotidiano. O objetivo geral da pesquisa é verificar como os recursos digitais contribuem para a promoção da leitura literária na Educação Infantil, e os objetivos específicos, realizar um levantamento bibliográfico acerca de recursos digitais que colaboram para o letramento literário na Educação Infantil; analisar a contribuição do canal de podcast Conta pra mim? para a promoção da leitura literária na Educação Infantil. Foram empregadas a pesquisa descritivo-explicativa e a bibliográfica, de cunho qualitativo. O aporte teórico empregado foi Farias e Vitali (2018); Bottenturt Júnior e Coutinho (2007); Lima (2019) e Gill (2016). Como resultado, notamos que o podcast, quando pensado no compartilhamento de conteúdo artístico-literário, proporciona à criança momentos de ludicidade, além de contribuir para o desenvolvimento da linguagem e o gosto pela leitura, criando o hábito de ouvir histórias.
Descargas
Citas
ABRACE PODCASTS. Conta pra mim? In: Spotify. 2021. Disponível em: https://open.spotify.com/show/4srTTTCfX3n3HXnlJBBcZc Acesso em: 05 fev. 2022.
ALVES, Flávia. Fafá conta: um perfil da contadora de histórias que faz sucesso nas redes sociais. Gazeta do povo. Online, 14 jul. 2021. Histórias. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/pino/fafa-conta-conheca-a-trajetoria-da-contadora-de-historias/ Acesso em: 05 fev. 2022.
AZEVEDO, Ricardo. Livros para crianças e literatura infantil: convergências e dissonâncias. Revista Signo, v. 20, n. 1, p. 92-102, 1999.
BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía: libro de actas. A Coruña: Universidade, p. 837-846, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CATHARINA, Franciele Santa. Um estudo sobre os Podcasts na Educação Infantil. 2015. TCC (especialização em Mídias na Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Serafina Corrêa, 2015.
FARIAS, Karina Woehl de; VITALI, Marli Paulina. O podcast como ferramenta educativa nas aulas de Literatura. In: Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, p. 377-382, 2018.
GAMBINI, Samuel. Conta pra mim? In: Site Paizinho vírgula. 2022. Disponível em: https://paizinhovirgula.com/category/podcasts/podcast-conta-pra-mim/ Acesso em: 05 fev. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GILL, Claudine Faleiro. Uma experiência de pesquisa sobre podcast no ensino de literatura. Ciclo Revista, p. 1-6, 2016.
HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 1.
ISER, Wolfgang. O ato de leitura. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 2.
JORGE, Milena da Conceição. Contar histórias no palco digital: as potencialidades da tecnologia podcast nas Histórias Digitais - Um estudo de caso "Conta-nos uma História!" Dissertação (Mestrado em Comunicação Educacional Multimídia) - Departamento de Educação e Ensino a Distância, Universidade Aberta, Lisboa, 2014.
KIRCHOF, Edgar Roberto. Desafios para o ensino da literatura digital. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 35, p. 127-142, 2013.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma outra/nova história. Curitiba: PUCPRESS, 2017.
LIMA, Antonia Reis Ferreira. Literatura infantil composição sonora de histórias infantis em podcast. 2019. TCC (especialização em Linguagem e Educação a Distância) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.
NOGUEIRA, Ana Maria Duarte. Culturas da infância e recursos tecnológicos digitais: um olhar para a transição entre educação infantil e ensino fundamental no município de São Paulo. 2021. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, 2021.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegra: Artmed, 1998.
SANTOS, Carmen Sevilla Gonçalves dos. Teoria do efeito estético e teoria histórico-cultural: o leitor como interface. Recife: Bagaço, 2009.
SOUZA, Raquel Cristina de et al. O diário de leitura no ensino fundamental: considerações iniciais. Revista Cerrados, v. 25, n. 42, p. 181-209, 2016.
TAITELBAUM, Paula [CAPA]. Pra que serve o dedo? Ilustrações de Julie Rambaud. In: Site Amazon. 2022. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Pra-que-serve-um-dedo/dp/8593660096 Acesso em: 05 fev. 2022.
TAITELBAUM, Paula. Pra que serve o dedo? Ilustrações de Julie Rambaud. In: Site
Editora Piu. 2022. Disponível em: https://www.editorapiu.com.br/pra-que-serve-um-dedo Acesso em: 05 fev. 2022.
TORRES, Shirlei Milene; TETTAMANZY, Ana Lúcia Liberato. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Nau literária, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 1-8, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cristina Rothier Duarte
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/