A CABEÇA DO SANTO E TORTO ARADO: RESSONÂNCIAS DA VIOLÊNCIA SOCIAL E RACIAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2021.v14.36554Abstract
Este artigo estabelece uma reflexão crítica a partir dos romances A cabeça do Santo (2014), de Socorro Acioli, e Torto Arado (2018), de Itamar Vieira Junior. Tais textos apontam para uma crise sistêmica e histórica, vinculada à exclusão social e aos vestígios da escravatura no tempo presente. A crise em pauta refere-se às condições de pobreza e às inúmeras facetas do racismo, cuja evidência mostra-se tangível nas ressonâncias da tensão étnico-racial apresentadas neste trabalho.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/