DA DITADURA À DISTOPIA: A PROSA DE B. KUCINSKI NO CONTEXTO DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2021.v14.35983Abstract
Neste estudo, analisamos o romance A nova ordem (2019), de Bernardo Kucinski, primeiramente situando-o no contexto de obras literárias brasileiras contemporâneas que tematizam sociedades sob regimes autoritários. Em seguida, lançamos mão dos conceitos de necropolítica e biocapitalismo para mostrar que a forma distópica, tal como criada por Kucisnski nesse romance, conjuga neoliberalismo e autoritarismo: binômio de sustentação da ditadura militar que aparenta recrudescer no presente histórico de nossa sociedade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/