ASPECTOS MELANCÓLICOS EM A POESIA EM PÂNICO, DE MURILO MENDES
Palavras-chave:
Melancolia; Poesia; Murilo Mendes.Resumo
O presente trabalho realiza uma análise do livro A poesia em pânico (1937), de Murilo Mendes, sob o prisma da melancolia. Tal proposta é relevante não apenas por trazer uma perspectiva inovadora acerca da obra do poeta, mas por mostrar, a partir de textos selecionados, como a transgressão do eu lírico está, em parte, ligada ao sentimento melancólico. Nesse sentido, mesmo em poemas em que se verifica o aparente abandono da religiosidade, marcado por traços eróticos, há, subjacente, aspectos inerentes à melancolia, a exemplo do medo de punição divina. A pesquisa, de natureza bibliográfica e qualitativa, desenvolve-se por meio da análise de poemas do livro em questão, tomando como referências teóricas os estudos sobre a melancolia, realizados por Jean Starobinski (2016), Costa Lima (2017), Sigmund Freud (2010a) e Sigmund Freud (2010b). Assim, este artigo evidencia como a melancolia atravessa a poesia de Murilo Mendes, revelando camadas profundas de sua construção lírica e temática.
Downloads
Referências
ARAÚJO, L. C. Murilo Mendes: Ensaio Crítico, Antologia, Correspondência. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BAUDELAIRE, C. As flores do mal. Trad. de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada Ave-Maria, 221.ed. São Paulo: Editora AveMaria, 1959, (impressão 2013). 1632p.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2015.
CAVALCANTI, L. O Surrealismo no Brasil: a poesia e A pintura em pânico de Jorge de Lima. dEnrEdoS. Teresina-Piauí. Disponível em: http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/13_-_artigo_-_luciano_cavalcanti.pdf. Data de Acesso: 20/03/2022.
CAVALCANTI, Luciano Dias. O Surrealismo na Lírica de Jorge de Lima. Eutomia, v. 1, n. 02. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/2005. Data de Acesso: 20/03/2022
CORDÁS, Táki Akanássios. EMILIO, Matheus Schumaker. História da melancolia. Porto Alegre: Artmed, 2017.
COSTA LIMA, L. Literatura: melancolia. São Paulo: Edunesp, 2017.
FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. Tradução de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2010a.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias e outros textos. Tradução de Paulo Cesar de Oliveira. São Paulo: Companhia das letras, 2010b.
MENDES, Murilo. A poesia em pânico. In: PICCHIO, Luciana Stegagno (Org.) Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 1994
PONGE, R. Notas sobre a recepção e a presença do Surrealismo no Brasil nos anos 1920-1950. Alea: Estudos Neolatinos. V. 1. Rio de Janeiro. p. 53-65, 2004.
QUINET, A. Psicose e laço social: esquizofrenia, paranóia e melancolia. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
STAROBINSKI, Jean. A melancolia diante do espelho: três leituras de Baudelaire. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo: Editora 34, 2014.
STAROBINSKI, Jean. A tinta da melancolia: Uma história cultural de tristeza. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. 1° edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
STEGAGNO-PICCHIO, L. História da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Aguiar, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Antonio Santos de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/