PSICANÁLISE E LITERATURA
MATERNIDADES POSSÍVEIS EM “AÇUCAR QUEIMADO”, DE AVNI DOSHI
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2024.v17.45836Palavras-chave:
Gênero, literatura, maternidades, parentalidade, psicanáliseResumo
Com escopo de promover a articulação entre Psicanálise e Literatura, buscamos neste presente artigo realizar uma análise da obra literária Açúcar Queimado, de Avni Doshi, ancorando-se nos conceitos psicanalíticos introduzidos por Melanie Klein e por psicanalistas contemporâneos que pesquisam questões de gênero, parentalidade e perinatalidade. O interesse por essa investigação surgiu da observação de que a temática da maternidade e suas nuances têm ganhado espaço nas obras ficcionais, num momento em que se discute a importância dos cuidadores envolvidos na chegada de um bebê na dinâmica familiar. Sem perder de vista o peso que ainda é dirigido às mães, Doshi aponta questões determinantes para a consolidação do patriarcado numa perspectiva crítica e ácida, que nos faz repensar sobre o que de fato representa a maternidade. Nesse sentido, Açúcar Queimado possibilita discutir aspectos concernentes às imbricações entre gênero, parentalidade e maternidades, numa perspectiva crítica, que coloca em questionamento mitos historicamente construídos, como a ideia do instinto materno e outras construções socioculturais que gravitam no entorno da relação mãe-bebê.
Downloads
Referências
COSSI, Rafael Kalaf. Masculinidade e paternidade. In: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thaís; IACONELLI, Vera. Gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p.37.
DOSHI, Avni. Açúcar Queimado. Trad. Adriana Lisboa. Porto Alegre: Editora Dubliense, 2021.
GARRAFA, Thaís. Tempos e temporais da parentalidade. In: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thaís;
IACONELLI, Vera. Tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, pp. 16-17.
IACONELLI, Vera. Manifesto antimaternalista: Psicanálise e políticas da reprodução. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
IACONELLI, Vera. Reprodução de corpos e de sujeitos: a questão perinatal. In: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thaís; IACONELLI, Vera. Parentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2023, pp. 46-47.
KLEIN, Melanie. Inveja e gratidão e outros trabalhos (1943-1963). 4. ed. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
SOLER, Colette. A marca materna. In: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thaís; IACONELLI, Vera. Corpo. Belo Horizonte: Autêntica, 2021, pp. 67-71.
TEPERMAN, Daniela. Um laço chamado desejo. In: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thaís; IACONELLI, Vera. Laço. Belo Horizonte: Autêntica, 2020, p. 20.
TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thaís; IACONELLI, Vera. Parentalidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. (Coleção Parentalidade & Psicanálise).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ludmilla Souto Viana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/









