CONTRIBUIÇÕES DO JOVEM WERTHER À PSICANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1983-8379.2024.v17.45778

Palavras-chave:

Juventude, psicanálise, sofrimento, Sturm und Drang, Werther

Resumo

Neste trabalho, buscamos estabelecer uma interlocução entre a obra de Goethe Os sofrimentos do Jovem Werther e os estudos psicanalíticos, tendo como ponto de partida a caracterização dos impasses vividos pelo protagonista da história, sinalizada ao leitor no título do romance: trata-se dos sofrimentos de um jovem. Werther, espontaneamente, deixou o local onde residia com sua mãe, mas não consegue estabelecer laços duradouros com aqueles com quem compartilha sua nova vida, o que o leva a um fim catastrófico. Para desenvolvermos as discussões sobre o tema, abordaremos inicialmente a particularidade das propostas do Sturm und Drang, movimento literário no qual a obra foi lançada, e sua relação com a linguagem, entrelaçando psicanálise e literatura. Em seguida, discorreremos sobre as significações que atribuímos aos significantes puberdade, adolescência e juventude neste trabalho. Na terceira seção, focaremos em Werther e nas contribuições que alguns elementos da obra oferecem à psicanálise. Encerraremos nossas elaborações associando o declínio do Sturm und Drang e o subsequente protagonismo, na cena literária alemã, dos chamados romances de formação, que apresentam outra concepção de vida e de estilo artístico, em cujo contexto se destaca outra obra proeminente de Goethe, a saber, Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Jeucken, Universidade Federal Fluminense/UFF

Psicanalista/Psicóloga. Professora. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Licenciada em Letras Português/Alemão e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Giselle Falbo, Universidade Federal Fluminense

Psicanalista. Doutorado em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Professora Associada do Instituto de Psicologia (UFF). Membro do Laboratório de Psicanálise e Laço Social (LAPSO/UFF).

Referências

ALBERTI, Sonia. Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Contra capa, 1996.

BACKES, Marcelo. Prefácio e notas. In: GOETHE, Johann Wolfgang von. Os sofrimentos do jovem Werther. Porto Alegre: L&PM, 2006.

COTTET, Serge. Estrutura e romance familiar na adolescência. In: RIBEIRO, Heloísa Caldas; POLLO, Vera (orgs.). Adolescência: o despertar. Rio de Janeiro: Contra capa, 1996.

FALBO, Giselle. Construção da imagem de si, desestabilização e adolescência. Arquivos Brasileiros de Psicologia [online], Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 61-71, 2014. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 26 ago. 2024.

FREUD, Sigmund. Entwurf einer Psychologie. In: Freud, S. Aus den Anfängen der Psychoanalyse. London: Imago, 1950 [1895].

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Freud, Sigmund. Um caso de histeria, três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1996 [1905]. v. 2.

GARCIA, Arlete. Adolescência – tempo de adolescer. Letra Freudiana: Objeto e tempo da Psicanálise, v. 27, n. 25, 1999.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Memórias: poesia e verdade. Brasília: HUCITEC, 1986.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Os sofrimentos do jovem Werther. Tradução de: Marcelo Backes. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2006.

GOETHE, Johann Wolfgang von. Wilhelm Meisters Lehrjahre. Frankfurt am Main: Insel, 1982.

HERDER, Johann Gottfried. Ensaio sobre a origem da linguagem. Lisboa: Antígona, 1987.

HERRNDORF, Wolfgang. Tschick. Berlin: Rowohlt, 2010.

KESTLER, Izabela Maria Furtado. O conceito de literatura universal em Goethe. Revista Cult [online], n. 130, 2010. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/o-conceito-de-literatura-universal-em-goethe/. Acesso em: 21 mar. 2024.

KLINGER, Friedrich Maximiliam. Sturm und Drang. Halle a. Saale.: Niemeyer, 1913.

KOHLSCHMIDT, Werner. O classicismo. In: BÖSCH, Bruno (org.). História da literatura alemã. São Paulo: Herder; EDUSP, 1967.

LACADÉE, Philippe. O despertar e o exílio: ensinamentos psicanalíticos da mais delicada das transições, a adolescência. Rio de Janeiro: Contra capa, 2011.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: JZE, 2005 [1962-3].

LACAN, Jacques. O seminário, livro 20: Mais, ainda. Rio de Janeiro: JZE, 2007 [1972-3].

LACAN, Jacques. Prefácio ao Despertar da Primavera. In: Outros escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 [1974].

MUSIL, Robert. Die Verwirrungen des Zöglings Törleß. Leipzig: Insel, 1906.

ROSENFELD, Anatol. Aspectos do Romantismo alemão. In: ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto: ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1993.

SILVA, Roselani Sodré da; SILVA, Vini Rabassa da. Política Nacional de Juventude: trajetória e desafios. Caderno CRH [online], Salvador, v. 24, n. 63, p. 663-678, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/QHfYfV7nPqyJZwV7KTSjqBs/?format=pdf. Acesso em: 26 ago. 2024.

WEDEKIND, Frank. Frühlings Erwachen. Stuttgart: Reclam, 2000.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

JEUCKEN, C.; FALBO, G. CONTRIBUIÇÕES DO JOVEM WERTHER À PSICANÁLISE. DARANDINA REVISTELETRÔNICA, Juiz de Fora, v. 17, n. 2, p. 80–97, 2025. DOI: 10.34019/1983-8379.2024.v17.45778. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/darandina/article/view/45778. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático