ASSIM FALARAM PHILLIS WHEATLEY E HONORÉE JEFFERS:
UMA BIOGRAFIA POÉTICA E O TRAUMA CULTURAL DA ESCRAVIDÃO NORTE AMERICANA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1983-8379.2022.v15.39146Resumo
Exploraremos neste artigo a relação literária entre duas poetas norte-americanas. Uma delas é a contemporânea Honorée Fanonne Jeffers que publica em 2019 um livro chamado The Age of Phillis. Como o nome diz, os versos todos aludem, imaginam, compreendem, buscam (e mais uma infinidade de verbos) a primeira poeta escravizada a ter um livro publicado no ocidente: Phillis Wheatley, em 1773. Elencamos e analisamos um poema de Fanonne Jeffers, exatamente aquele que leva o nome do livro, à luz dos aspectos de trauma, identidade, e memória, propostos por Ron Eyerman e Jeffrey Alexander. Iniciamos com uma breve explicação sobre traumas e identidades, e a entrelaçaremos com a questão da análise do poema, para desvelar Jeffers enquanto leitora de Phillis Wheatley e produtora de uma espécie de biografia poética. Ao final, esboçaremos ainda uma semelhança entre o ato de Fanonne Jeffers com o conceito de otobiografia de Jacques Derrida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras e autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Autoras e autores têm permissão e são estimuladas(os) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Autoras e autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/