Gastronomia Regional do Piauí: uma Ferramenta de Descobertas Culturais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6823794Palavras-chave:
Gastronomia, Patrimônio, CulturaResumo
A gastronomia pode ser considerada um bem cultural imaterial e é contemplada no Livro de Registro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, no Brasil. As tradições gastronômicas brasileiras são consideradas como um grande conjunto de práticas sócio culturais e nos pratos da mais simples composição estão atribuídos hábitos alimentares e de produção advindos de muitas gerações. Desta forma, os aspectos de identidade inerentes às transições sociais entre comunidades gerando o sentimento de pertencimento entre grupos sociais, que até então viam esses hábitos como um simples meio de subsistência, atualmente são um atrativo de grande influência no campo turístico, cultural e geográfico. Assim, esta pesquisa objetivou reconhecer sob o viés da gastronomia o modo de fazer da farinhada como patrimônio cultural imaterial do estado do Piauí, sendo a atividade relevante para a subsistência de muitas comunidades como o povoado de Canto Grande, no município de Cajueiro da Praia, no estado do Piauí. Para tanto, fez-se o uso de pesquisa bibliográfica a partir de livros e artigos científicos e a observação participativa, no contexto dos processos de produção da farinha de mandioca no povoado Canto Grande, atribuindo informações sobre o método diversificado de produção e dos materiais e ferramentas utilizados por essa comunidade que se encontra na porção Norte do Piauí.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









