Comportamento Ambientalmente Responsável dos Turistas nos Aspectos Cognitivos, Afetivo Atitudinal: uma Abordagem Integrada para Destinos Turísticos Sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5771028Resumo
Nesta pesquisa são examinados os comportamentos ambientais responsáveis dos turistas que visitam destinos turísticos sustentáveis. O estudo examina o processo de "cognição-afeto-atitude-comportamento". A cognição se refere à consciência ambiental, o afeto se refere à sensibilidade ambiental, a atitude se refere ao apego ao lugar e o comportamento se refere ao Comportamento Ambientalmente Responsável (CAR). A pesquisa baseou-se em 233 turistas entrevistados visitando o destino Uzungöl de Trabzon. O modelo de igualdade estrutural é usado no programa Smart PLS para explorar a relação entre as variáveis. Os resultados indicam que o conhecimento do desenvolvimento sustentável não tem efeito sobre a sensibilidade ambiental, mas o conhecimento da proteção ambiental afeta positivamente a sensibilidade ambiental. Além disso, descobriu-se que a sensibilidade ambiental afeta positivamente a identidade e a dependência do local. Finalmente, a dependência do lugar afeta positivamente o CAR geral e o CAR específico. No entanto, embora a identidade do site afete positivamente o CAR geral, ela não tem um efeito significativo no CAR específico. Os resultados da pesquisa revelam a importância de atividades que aumentem o nível de consciência ambiental para destinos turísticos sustentáveis. Além disso, espera-se que o treinamento em serviço para guias turísticos e gerentes de turismo seja benéfico.
Palavras-chave: Comportamento Ambientalmente Responsável; Conhecimento Ambiental; Sensibilidade Ambiental; Apego ao Lugar; Turismo Sustentável.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.